Topo

Palmeiras

Com 91% de aproveitamento, Palmeiras já chega a meta prevista até a pausa

O Palmeiras ainda não perdeu no Campeonato Brasileiro e é líder isolado  - Thomas Santos/AGIF
O Palmeiras ainda não perdeu no Campeonato Brasileiro e é líder isolado Imagem: Thomas Santos/AGIF

10/06/2019 08h00

Luiz Felipe Scolari havia estipulado somar entre 22 e 23 pontos no Campeonato Brasileiro antes da pausa para a Copa América. Em campo, o Palmeiras já atingiu a meta e com uma partida de antecedência - levando em conta a vitória sobre o Botafogo, o líder chegou aos 22 no sábado.

O plano de Felipão já era ambicioso, pois o aproveitamento teria de estar entre 80% e 85%. Pois o início com sete vitórias e um empate é ainda melhor - são 91% dos pontos conquistados neste início de campeonato. E na quinta-feira (13), o Palmeiras recebe no Allianz Parque o Avaí, lanterna e ainda sem vitórias.

"O aproveitamento é muito bom. Já estamos um ou dois pontos melhor do que a gente havia planejado. Portanto, essa situação é interessante. Mas para quem quer ganhar um campeonato, tem que lutar sempre para conseguir alguns pontos a mais para ter sobra em determinados momentos", justificou Scolari.

Tanto a atual campanha, quanto a meta estipulada, estão bem acima do equivalente ao que costuma dar o título brasileiro. Tanto em 2016 quanto em 2018, por exemplo, o Palmeiras levantou a taça tendo 70% de aproveitamento.

Na tabela de classificação, o Palmeiras tem 19 pontos, pois o resultado do jogo contra o Botafogo ainda não foi homologado. O clube carioca tenta a anulação, alegando que o VAR foi usado de forma indevida, mas a tendência é de que o placar seja mantido. O julgamento no STJD deve acontecer durante a pausa.

Levando em consideração a edição passada, já são 31 partidas de invencibilidade no Brasileiro - 24 vitórias e sete empates. A última vez que o Alviverde perdeu no torneio foi no dia 25 de julho de 2018, para o Fluminense, por 1 a 0. O resultado gerou a demissão de Roger Machado.

A depender dos resultados dos rivais diretos, o Palmeiras pode chegar no intervalo para a Copa América com duas rodadas de vantagem para o restante do pelotão. Com a volta da Libertadores e da Copa do Brasil ao calendário, os jogadores entendem que este é o momento de acumular gordura.

"A gente sabe que os pontos até a parada são importantes, porque muitos times vão se fortalecer e se preparar mais. Quanto maior o número de pontos que conseguirmos será bom, porque no segundo semestre embola Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil. Você tem gordura para em uma dificuldade poder queimar e se manter na ponta da tabela", afirmou Edu Dracena.

Palmeiras