Topo

Felipe comenta expectativa no Atlético de Madri e admite sonho com seleção

Felipe começa trabalhos na pré-temporada no Atlético de Madri - Reprodução/Site Atlético de Madri
Felipe começa trabalhos na pré-temporada no Atlético de Madri Imagem: Reprodução/Site Atlético de Madri

16/07/2019 10h17

O Atlético de Madri foi um dos clubes que mais se movimentou nesta janela de transferências da Europa até o momento. Uma das principais contratações da equipe foi o zagueiro Felipe, de 30 anos, que custou 25 milhões de euros (cerca de R$ 110 milhões) ao time. Vendido pelo Porto e contratado por três temporadas pelo clube espanhol, o brasileiro comemorou o acerto com o time de Diego Simeone.

"Sem dúvidas, é a realização de um sonho de criança. Chegar a um clube gigante da Europa começou como um sonho, virou um objetivo de carreira e, graças a Deus, pude alcançá-lo. Fui muito bem recebido desde o primeiro dia, por todos os funcionários, diretores, presidente, comissão técnica e companheiros. A sensação tem sido a melhor e espero que a gente possa ter sucesso nesta temporada", disse Felipe.

Suprir ausência de Godín

No clube colchonero, Felipe vai ter uma difícil missão: substituir Diego Godín, um dos maiores ídolos da história recente da equipe. Pelo Atlético de Madri, o defensor jogou quase 400 partidas, marcou 27 gols e conquistou diversos títulos. O zagueiro uruguaio de 33 anos, que fazia dupla com o companheiro de seleção José Giménez, assinou com a Internazionale no último mês.

"Godín é um ídolo do clube, um grande jogador e teve uma bela história no Atlético. Quem sabe eu também não possa ter uma grande trajetória também, né? Mas não chego para substituir ninguém, e sim para construir e fazer a minha própria história. É um clube que sempre teve grandes zagueiros, grandes defesas, e espero poder representar da melhor forma, com muito trabalho e dedicação no dia a dia", conversou o zagueiro.

Atlético forte na janela

Apesar de ter perdido importantes jogadores no mercado, como Griezmann, Rodrigo, Godín, Hernandéz, Filipe Luis e Juanfran, o Atlético de Madri atuou rápido na janela e trouxe reforços. Além de Felipe, os colchoneros também acertaram as contratações de João Félix, Hector Herrera, Marcos Llorente, Renan Lodi e Morata (em definitivo). O zagueiro falou sobre o assunto.

"O Atlético sempre foi um dos melhores clubes do mundo, com excelentes jogadores, e a chegada de reforços só aumenta a qualidade do elenco para brigar pelas competições. Há muitos anos, é uma equipe que sempre está brigando pelas principais competições do mundo e, sem dúvidas, teremos esse mesmo objetivo nesta temporada", disse o brasileiro.

Estatísticas a favor

Antes de assinar com o time espanhol, Felipe brilhou com a camisa do Porto. Nas três temporadas em que esteve nos Dragões, o jogador foi um dos principais atletas da equipe, conquistando um Campeonato Português e uma Supertaça de Portugal. Por três anos consecutivos, o brasileiro apareceu na seleção dos melhores do país. As boas atuações renderam ao atleta a convocação para a seleção brasileira.

Felipe jogou na vitória do Brasil sobre El Salvador, por 5 a 0, no ano passado. Em 142 partidas disputadas com o Porto, Felipe foi titular em todas elas e balançou as redes por 11 vezes. Outra boa estatística do defensor é o baixo número de derrotas na carreira. Desde 2015, na época de Corinthians, até hoje, Felipe acumula uma média de menos de 15% de derrotas por temporada.

"Minha passagem por Portugal teve uma importância enorme. Poder conhecer a escola do futebol europeu, as diferenças técnicas e táticas, tudo isso agregou muito. O fato de também enfrentar grandes adversários, principalmente na Liga dos Campeões, é algo que o faz crescer muito em diversos aspectos, tanto na parte de jogo como na parte emocional. Graças a Deus, pude conquistar títulos em minha passagem pelo Porto, ter uma boa sequência", celebrou o atleta de 30 anos.

Retorno à seleção brasileira

O sistema defensivo da equipe de Tite tem duas peças importantes já com idade avançada. Thiago Silva e Miranda, beirando a casa dos 35 anos, devem dar espaço a outros atletas em um futuro próximo na seleção. Felipe, que já apareceu duas vezes em convocações, pode estar na fila para receber outra chance. Além do amistoso em 2018, o jogador também foi convocado em 2016 para partidas das Eliminatórias, mas ficou no banco.

"Seleção brasileira é sempre um objetivo, mas nesse momento eu estou focado no Atlético de Madri, na minha chegada ao clube, para fazer um grande trabalho aqui. O que pode acontecer depois será consequência. O Brasil sempre terá uma grande quantidade de jogadores capacitados em vestir a camisa da seleção", explicou o defensor do clube espanhol.

Confira outros trechos da entrevista de Felipe:

Primeiros contatos com a Espanha

"Não tive muito tempo para usufruir da cidade, pois foi tudo muito corrido desde a minha chegada e depois já viemos para a pré-temporada no complexo de treinamento do clube, em Los Angeles de San Rafael. Mas acredito que não vá ter problema, pois a cultura espanhola é parecida com a portuguesa e brasileira, com muitos brasileiros também morando aqui. Então, creio que no sentido de adaptação não haverá problema algum. É uma cidade maravilhosa e espero ser muito feliz aqui."

Trabalhar com Diego Simeone

"São poucos dias de trabalho ainda, mas já dá para ver que o Simeone é um técnico muito bom, exigente, inteligente e que gosta de conversar bastante. Sempre tive uma grande admiração pela forma de trabalhar e de montar as equipes dele. Espero poder aprender muito e crescer com ele também. É um profissional vitorioso como jogador e como treinador, que nos passa isso como objetivo e é algo que eu também sempre carreguei comigo por onde passei."

Projeção pessoal para a temporada

"Não penso somente em mim. Sempre procuro pensar mais coletivamente, em fazer a equipe vencer e conquistar os objetivos. Eu cheguei para somar, para ajudar, e espero que a gente possa se preparar muito bem durante a pré-temporada para largar bem na nova temporada."

Possível volta ao Brasil no futuro

"Sinceramente, é algo que ainda não penso, não tenho planos para o fim de carreira. Estou chegando ao meu segundo clube na Europa, espero ser muito feliz e escrever uma bela história no Atlético de Madri. Neste momento, é só nisso que eu penso, em ainda poder jogar em alto nível por muitos anos e ter uma grande trajetória aqui."