Topo

Técnicos Pochettino e Lampard iniciam Inglês em situações diferentes

Lampard é anunciado como técnico do Chelsea - Divulgação/Chelsea
Lampard é anunciado como técnico do Chelsea Imagem: Divulgação/Chelsea

09/08/2019 08h00

Chelsea e Tottenham vivem nova fase. Os Blues perderam seu principal jogador, Hazard, mas efetuaram o retorno do ídolo Frank Lampard como novo treinador. A equipe aposta em Pulisic e jovens promessas na disputa do Campeonato Inglês. Os Spurs, por sua vez, se movimentaram no mercado e renovaram o elenco com Ndombélé, Lo Celso e Sessegnon. Lucas terminou bem a temporada e pode ganhar mais chances no clube. O "Lance" conversou com Kenedy, atleta do Chelsea, e os jornalistas da ESPN Brasil, João Castelo Branco e Paulo Andrade, para entender a situação de ambas as equipes.

RENOVAÇÃO PÓS-HAZARD

Principal jogador das últimas temporadas do Chelsea, o belga Eden Hazard finalmente deixou o clube rumo ao Real Madrid, clube que ele dizia publicamente que sonhava em jogar. No entanto, dada a punição imposta pela Fifa, o clube não pôde ir ao mercado de transferências para repor a perda do atacante.

"Hazard é um grande jogador e acredito que em qualquer equipe um jogador como ele faz a diferença, mas nosso time está se preparando para fazer uma ótima temporada. Temos um grupo muito forte e competitivo para brigar por grandes objetivos na temporada. Acho que podemos brigar pelo título, apesar de não ter contratado como as outras equipes", disse Kenedy, atacante brasileiro do Chelsea.

APOSTA AMERICANA

Quem chegou foi a grande promessa Cristian Pulisic, que já estava contratado pelo clube inglês antes da proibição da Fifa, mas jogava emprestado ao Borussia Dortmund. O norte-americano de 20 anos é tratado como uma das principais promessas do futebol mundial e teve boa passagem no clube alemão, onde jogou de 2016 até o fim da última temporada. João Castelo-Branco, correspondente da "ESPN" na Inglaterra, fez uma comparação entre os dois.

"A chegada de Pulisic é ótima, é uma grande promessa, mas não chega perto do Hazard, por toda experiência que o belga já tem. O clube vai passar por um momento de transição forçada. É um clube que não dá muito espaço para os jovens e nesta temporada terá de aproveitar os garotos por essa punição da Fifa. Jogadores como Kenedy, Zouma, Abraham, Batshuayi, Hudson-Odoi e Mason Mount devem ganhar oportunidades. Não dá para esperar que o Chelsea dispute o título, mas acredito que o time vai brigar por uma vaga na Champions League", concluiu o repórter.

RETORNO DO ÍDOLO

Após apenas uma temporada no comando do Chelsea, em que conquistou o título da Liga Europa, o italiano Maurizio Sarri deixou o comando dos Blues para fechar com a Juventus, que demitiu Massimiliano Allegri. A saída encontrada pelo clube inglês para o comando técnico foi a contratação de um velho conhecido do torcedor: o ex-meio-campista Frank Lampard, que foi multicampeão com a equipe em seu período como jogador.

Vestindo a camisa do Chelsea, Lampard conquistou 13 títulos, sendo três Premier League, uma Champions League e uma Liga Europa. Depois de encerrar a carreira como jogador, em 2016, pelo New York City, o ex-meia assumiu o comando do Derby County, em 2018, e logo na primeira temporada quase levou a equipe da Championship de volta à elite da Inglaterra. Kenedy elogiou os primeiros momentos do inglês no comando.

"A primeira impressão do elenco com Lampard foi muito boa, é um grande ídolo do clube. Tenho certeza que vai fazer um ótimo trabalho comandando a equipe. Para mim, é começo de temporada, tudo novo, mas venho trabalhando para que possa ser melhor aproveitado. Vou trabalhar bastante e me manter focado para ajudar o grupo", disse o atacante revelado pelo Fluminense, e que na última temporada esteve emprestado ao Newcastle.

TOTTENHAM APOSTA EM LUCAS

A última temporada do Tottenham, por pouco, não terminou como uma das maiores da história do clube, mas os Spurs foram vices da Liga dos Campeões. Lucas Moura ganhou mais oportunidades e subiu de patamar no elenco. Esta temporada pode ser de afirmação para o jogador brasileiro.

"O Lucas começa a temporada como reserva. Ele foi um '12º jogador' na temporada passada e seu rendimento cresceu na reta final, principalmente na Champions. Ele começa 2019/20, em tese, como reserva do Son, que está suspenso nas primeiras partidas do Inglês. O Lucas pode ganhar mais minutos e ser mais útil em grandes jogos, vai depender do que apresentar", pontuou Paulo Andrade, narrador e apresentador da ESPN Brasil.

ENFIM, NOVAS CONTRATAÇÕES

O clube mantém a espinha dorsal que revolucionou os últimos anos da equipe, com Pochettino no comando, e Harry Kane e Dele Alli no ataque. Após um período sem contratações, os Spurs se movimentaram no mercado. O volante Ndombélé se tornou a contratação mais cara da história da equipe e o meia Giovani Lo Celso chegou por empréstimo. Ryan Sessegnon, uma das maiores promessas inglesas, também chegou na equipe.

"Lo Celso era utilizado no Betis como segundo atacante, mas no Tottenham pode se tornar armador. O Ndombélé foi uma boa contratação. O Tottenham precisava contratar. Foi o primeiro time, desde a criação da janela de transferências, que ficou sem contratar ninguém. Pochettino andou meio revoltado com a diretoria, pois indicava jogadores e a diretoria não se mexia", disse Paulo, que completou indicando o nível de favoritismo dos Spurs:

"A Premier League começa com Manchester City e Liverpool como favoritos. Entre aqueles que correm por fora, o Tottenham é quem pode mais se aproximar", finalizou.