Botafogo fecha com Maracanã por 35 anos, mas manterá Engenhão como casa
O Botafogo chegou a um acordo definitivo com o consórcio que administra o Maracanã para o uso do estádio. O clube alvinegro fechou um contrato de 35 anos parecido nos moldes do contrato com o Fluminense, mas dividido em duas etapas: na primeira delas - válida até o fim de 2014 - o time de General Severiano terá um mínimo de jogos a fazer por ano - 10 em 2013 e 15 em 2014; nas temporadas seguintes, o vínculo servirá para as ocasiões em que o clube utilizar o campo.
A divisão do compromisso em duas partes se dá por conta da interdição do Engenhão para reformas na cobertura. Sem sua casa, o Botafogo adotará o Maracanã no fim deste ano e na primeira metade de 2014, prazo previsto pela Prefeitura do Rio de Janeiro para o fim das obras. Quando os ajustes terminarem, o Alvinegro retornará ao estádio do Engenho de Dentro e passará a usar o palco da final da Copa do Mundo de 2014 somente em algumas ocasiões, como clássicos.
"O contrato terá uma flexibilidade após a abertura do Engenhão. Sentaremos e conversaremos para ver a melhor forma. Botafogo terá direito a vestiário customizado e loja móvel para venda de artigos oficiais do clube. Estamos satisfeitos com o contrato firmado. A demora na confecção ocorreu porque procuramos o modelo ideal para fechar", disse o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção.
Contra o Vitória, na última quinta-feira, pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo optou por modelo semelhante ao do Flamengo, com divisão igual de custos e receitas, mas avaliou que o lucro poderia ser maior. O clube alvinegro, então, decidiu por fechar um acordo parecido com o do Fluminense, sem despesas para usar o estádio, mas com uma divisão pré-estabelecida da bilheteria.
"Importante salientar que já para o jogo contra o Internacional o novo contrato já estará valendo. Os benefícios serão melhores do que ocorreram contra o Vitória, quando fizemos algo provisório. O Botafogo terá direito à renda de 43 mil lugares, o que é parecido com o que o Fluminense fechou. Em outras não. Posso dizer que financeiramente, se o contrato avulso feito contra o Vitória fosse feito nos moldes de agora, diria que teríamos uma receita maior em 120%. É vantajoso para o Botafogo e consórcio", afirmou o mandatário.
O UOL Esporte apurou que o Botafogo pretendia realizar um novo teste contra o Internacional, no dia 15 de agosto, mas as conversas com o consórcio evoluíram rapidamente e um consenso no clube sobre o melhor modelo falou mais alto. Assim, a partida contra o time gaúcho pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro deve ser a primeira com o contrato em vigor.
As bilheterias no estádio devem ser um alento para os cofres alvinegros. O Botafogo tem passado por dificuldades financeiras desde que o Engenhão foi interditado, no último dia 26 de março. O time de General Severiano ainda lida com penhoras da Fazenda Nacional e tem atrasado salários desde o começo de 2013.
* Atualizada às 19h
MARACANÃ S/A ACATA MUDANÇAS E QUER MANTER CONTROLE DO ESTÁDIO
No que depender de sua concessionária, o Maracanã permanecerá mesmo sob gestão privada. Nesta segunda-feira, após o governador Sérgio Cabral anunciar mais uma mudança no projeto de concessão do complexo esportivo, a Maracanã S/A informou que pretende permanecer no controle do espaço e vai encontrar formas de viabilizar sua concessão.
52 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
ESSE CONTRATO DESCABIDO DE 35 ANOS FIRMADO PELO BOTAFOGO SÓ TEM UMA EXPLICAÇÃO: VAI ABRIR MÃO DO ARRENDAMENTO DO ENGENHÃO, .... QUE SERÁ REPASSADO, COMO EU TEMIA, AO FRAMENGO. Tanto é que já falam em aumentar sua capacidade prá 65 mil lugares, com a desculpa das Olimpíadas. Mas o aumento da capacidade tem a ver com o tamanho da torcida Rubro-Negra. Tomara que eu esteja enganado! Mas, em se tratando das "autoridades" do Rio de Janeiro onde já morei, por muitos anos, nem sempre vale o que está escrito. E prá rasgar um contrato é mole, mole, sem estresse e sem remorso. Lá, há justificativas prá tudo!
Escalação do Flalido: Felipe,Walace,Chicão,Ramon,Elias,Renato Abreu,Liedson,Mano Menezes. Vai gostar de resto assim lá longe