! Grêmio perde do Vitória e está quase rebaixado - 20/11/2004 - UOL Esporte - Futebol

UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  20/11/2004 - 20h06
Grêmio perde do Vitória e está quase rebaixado

MBPress
No Rio de Janeiro

A passagem do Grêmio rumo à segunda divisão já está comprada e entregue. Na noite deste sábado, o time gaúcho perdeu para o Vitória por 2 a 0 no estádio Barradão e praticamente pôs fim às suas já escassas chances de permanecer na elite do futebol brasileiro em 2005.

Os algozes da 22ª derrota do tricolor de Porto Alegre na competição foram o atacante Rafael Moura e o lateral Alex Santos.

Ocupando a 24ª e última posição na classificação com 38 pontos e restando quatro jogos para encerrar sua participação, o Grêmio só pode chegar aos 50. De acordo com projeções matemáticas, um clube só escapa da série B caso some, no mínimo, 52 pontos.

Por sua vez, o Vitória conseguiu um gás na luta contra o rebaixamento. O time dirigido por Evaristo de Macedo chegou aos 48 pontos e vai terminar a rodada longe da zona de rebaixamento.

Na 43ª rodada, o Vitória enfrentará o Coritiba, no Couto Pereira, domingo, às 16h. No mesmo dia, só que às 18h, o Grêmio tem pela frente o Atlético-PR.

Sem poder atuar no Olímpico por causa de punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o time gaúcho dará seu último suspiro no Colosso da Lagoa, na cidade de Erechim.

O jogo
Empurrado por sua torcida, o Vitória começou sufocando. Aos 2min, Arivelton tentou cruzar, mas acabou acertando o travessão de Márcio. No rebote, a zaga afastou. Em contragolpe veloz, o Grêmio assustou. Aos 4min, Anderson avançou pela direita, mas o passe acabou nas mãos de Felipe.

Aos 12min, Edílson recebeu cruzamento da direita na segunda trave, mas cabeceou no lado de fora da rede. A alternância de oportunidades teve continuidade aos 15min. Christian recebeu na meia lua, mas chutou fraco à direita da baliza rival.

Quando a monotonia começava a reinar no gramado, a torcida anfitriã pôde comemorar. Rafael Moura recebeu na área, dominou, girou sem ser incomodado e bateu sem chance de defesa para Márcio.

Aterrorizante para as pretensões do Grêmio em se manter na primeira divisão, o resultado acordou a equipe, que teve mais posse de bola. Aos 32min, Anderson cobrou falta da intermediária e Felipe precisou se esforçar para espalmar.

No fim do primeiro tempo, uma confusão entre os jogadores dos times acirrou ainda mais os ânimos para a continuidade da partida.

Recuperado de contusão, Cláudio Pitbull entrou no intervalo no lugar de Lucianinho e tornou os visitantes ainda mais ofensivos. Aos 3min, Christian recebeu dentro da área, mas com pouco ângulo chutou para fora.

Pouco depois, Pitbull fez boa jogada, chutou e Christian completou para as redes. Corretamente, o árbitro Elvécio Zequetto anulou a jogada marcando impedimento.

A pressão gremista continuou intensa. Aos 13min, Cláudio Pitbull cobrou falta, Christian desviou de cabeça e Felipe e a trave salvaram o Vitória.

Com o passar dos minutos, o ímpeto dos gaúchos esfriou bruscamente e o duelo voltou a ficar equilibrado. Aos 28min, o rubro-negro de Salvador teve a chance de definir a partida.

Primeiro, Rafael Moura arriscou de fora da área e Márcio praticou fantástica defesa. No rebote, Leandro Domingues encobriu o goleiro rival, mas Fábio Bilica conseguiu afastar. Aos 30min, foi a vez de Cléber chutar de fora da área e obrigar Márcio a fazer nova intervenção.

Nos minutos finais, embora o desespero predominasse, a partida ficou truncada. No entanto, houve espaço para mais um gol do time rubro-negro. Aos 45min, Alex Santos entrou pela ponta direita e ampliou o placar com um chute forte.

VITÓRIA
Felipe; Alex Santos, Marcelo Heleno, Alex Silva e Fabinho; Xavier (Milton do Ó), Arivelton, Cléber e Allan Delon (Leandro Domingues); Edilson e Rafael Moura
Técnico: Evaristo de Macedo

GRÊMIO
Márcio; Lucianinho (Cláudio Pitbull), Capone, Fábio Bilica e Claudiomiro; Cocito (Luciano Santos), Leanderson, Bruno e Anderson (Cristiano); Marcelinho e Christian
Técnico: Cláudio Duarte

Local: estádio Barradão, em Salvador
Árbitro: Elvécio Zequetto (MS)
Auxiliares: Adnilson da Costa Pinheiro e Paulo César de Freitas (MS)
Cartões amarelos: Arivelton (V), Marcelinho (G), Fábio Bilica (G), Milton do Ó (G), Cristiano (G), Capone (G)
Gol: Rafael Moura, aos 24min do primeiro tempo; Alex Santos, aos 45min do segundo tempo

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias