UOL Esporte Futebol
 
10/11/2008 - 08h00

Na contramão de Falcão e Tobias, Mithyuê ensaia êxito no futebol

Renan Prates
Em São Paulo
Eleito a revelação da Liga Futsal em 2007, o jovem Mithyuê de Souza Linhares, 19, tinha tudo para despontar como o grande destaque da nova geração da seleção brasileira do esporte no país. Mas a grande mídia que o futebol oferece, e a oportunidade de jogar pelo Grêmio, seu time de coração, fizeram com que Mithyuê aceitasse a nova experiência nos gramados há pouco mais de três meses.
Divulgação
Mithyuê atua como meia-esquerda ou armador pela categoria de base do Grêmio
MITHYUÊ DARÁ CERTO NO GRÊMIO?
LEIA MAIS SOBRE O GRÊMIO
PÁGINA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
"Para falar a verdade, não pensava em jogar no campo. O Julinho [Carpeggiani, filho do técnico Paulo César] me fez uma proposta e eu resolvi arriscar", contou o jogador, em entrevista ao UOL Esporte.

O técnico dos juniores e do time B do Grêmio, Júlio Camargo, disse que tem o costume de fazer apostas com atletas do futsal como foi a de Mithyuê, por achar que no esporte se adquire uma maturidade tática difícil de se atingir no futebol.

"Sempre gosto de me informar sobre quem são os melhores no futsal em uma faixa dos 13 aos 17 anos aqui no Sul, por achar que essa é uma idade perfeita para uma eventual transição", contou.

"As pessoas com que me informei me passaram ótimas informações dele, não só nas quadras, mas também de uma ótima personalidade fora delas", elogiou o treinador, que citou o técnico PC de Oliveira, da seleção de futsal, entre as pessoas que deram referência sobre Mithyuê.

O jogador, que tem atuado como meia-esquerda ou armador na base do Grêmio, disse que a migração para o futebol contou com a chancela de PC. "Ele achou legal sim. Me desejou sorte. Disse que no Grêmio eu vou estar em boas mãos", disse Mithyuê.

Mithyuê já disputou três jogos oficiais pela Copa Lupi Martins e marcou um gol. O desempenho do jogador vem agradando ao técnico Júlio Camargo.
Liga Futsal/Divulgação
Atuando pelo Joinville, Mithyuê foi eleito a revelação da Liga Futsal do ano passado
MANOEL TOBIAS TORCE POR MITHYUÊ
PC CONVOCA SELEÇÃO BRASILEIRA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE FUTSAL
"Tudo o que planejamos em termos de progressão do jogador está dando certo. Ele era uma aposta minha, dele e do clube. Só não vai dar certo se não quiser ficar no campo", disse o treinador.

O êxito de Mithyuê contrasta com a passagem de dois dos melhores jogadores de futsal do mundo pelos gramados. Falcão e Manoel Tobias, cada um por um motivo peculiar, não tiveram sucesso no futebol, retornando ao esporte onde foram revelados.

Júlio Camargo vê o Campeonato Brasileiro sub-19 deste ano como o primeiro grande teste para Mithyuê, já que ele será titular do Grêmio na competição. "Nesse campeonato a gente já espera colher algo melhor dele nesse processo gradativo", afirmou Camargo.

Mithyuê também se mostra confiante para o teste. "Vou dar o máximo de mim. Acredito que vai dar tudo certo. O fato de eu ser torcedor do Grêmio se torna um motivo a mais para defender o clube da melhor forma possível".

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host