Topo

Aos 36 anos, craque Manoel Tobias dá adeus ao futsal

Da Redação<br/> Em São Paulo

19/09/2007 20h09

O empate por 1 a 1 entre Ulbra-RS e Joinville-SC na última terça-feira, pela Liga Futsal, eliminou o time gaúcho da competição e marcou a despedida de Manoel Tobias do esporte. O atleta de 36 anos foi eleito três vezes o maior jogador do mundo pela Fifa e é o artilheiro máximo da seleção brasileira, com 278 gols.

"Voltei para o Brasil com dignidade e respeito e encerrei minha carreira na Ulbra, que já disse várias vezes ser minha segunda casa. Obrigado ao futsal brasileiro e mundial por tudo que me proporcionou", declarou o ala após a partida.

CENAS DA CARREIRA DE TOBIAS
Reuters
Manoel Tobias em jogo da seleção contra a Argentina pelo Sul-Americano de 2002
Reuters
Ala Manoel Tobias comemora um dos seus 278 gols marcados pela seleção brasileira
LEIA MAIS SOBRE FUTSAL
Foram 17 anos de carreira nas quadras, 13 na seleção brasileira. Nesse período, Tobias foi bicampeão mundial pelo Brasil e três vezes campeão da Liga Futsal. Nessa competição, o jogador coleciona vários títulos de melhor atleta e melhor ala.

Além de ter atuado em vários clubes do Brasil, como Atlético-MG, Vasco, Fluminense, Malwee/Jaraguá, Ulbra, Manoel Tobias também desfilou sua categoria nas quadras da Espanha, onde jogou no Polaris World Cartagena. Na Ulbra, sua última equipe, fez 12 jogos e marcou apenas um gol.

"A decisão de parar é muito difícil. Jogo futsal desde o início da década de noventa e já passei por muitas equipes, participei de muitas decisões, momentos de alegria e tristeza, todos com uma importância ímpar. Mas chega um momento que é inevitável, temos que parar mesmo. Quero curtir minha família", disse Tobias.

Principal desafeto de Manoel Tobias nos últimos anos, o também craque do futsal Falcão fez um comentário sobre o encerramento da carreira: "Foi um atleta que deixou sua marca e sua história dentro do futsal mundial. Tivemos problemas pessoais, mas para mim isso é passado. Somente tenho elogios ao profissionalismo e carreira que teve".

Maior goleador do futsal na atualidade, Lenísio fez seu comentário sobre Manoel Tobias. "Foi um grande atleta e no momento temos que superar essa saída do Tobias dentro do futsal e seguir em frente com nosso esporte", disse.