Topo

Intelli usa Falcão em meta de título mundial e cutuca aventura passageira do Santos

Falcão liderou vencedor projeto do futsal do Santos em 2011, que acabou precocemente - Manolo Quiróz/Flickr oficial do Santos
Falcão liderou vencedor projeto do futsal do Santos em 2011, que acabou precocemente Imagem: Manolo Quiróz/Flickr oficial do Santos

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

06/01/2012 13h00

Com pouco mais de 40 mil habitantes, a maioria deles engajado na paixão pela equipe da cidade, Orlândia quer virar a maior força do futsal internacional. Para isso, acaba de adicionar o craque Falcão a seu projeto de crescimento de 35 anos, celebrando frutos de um planejamento de longo prazo em um cenário de aventuras como a do Santos, que desmanchou seu time de uma temporada após conquistar a liga nacional. 

Nascido da paixão pelo esporte do empresário Vincenzo Spedicato, em dezembro de 1977, a Intelli fez da pequena Orlândia uma versão do futsal da conhecida história de sucesso do basquete em Franca, tudo em pouco mais de três décadas. O time da cidade conseguiu engajar os moradores locais, faturou três títulos estaduais neste século (dois nos últimos anos) e hoje se perfila como uma das forças nacionais da modalidade, ao lado de Carlos Barbosa, Joinville e Corinthians.

  • Divulgação/ADC Intelli

    Atual campeã paulista, Intelli/Orlândia fortalece sua equipe para 2012 com a chegada de Falcão

  • Luciano Bergamaschi/CBFS

    Integrante do time do Santos campeão da Liga Futsal, Deives também reforça a Intelli em 2012

Com Falcão, a Intelli dá início à etapa mais ousada de seu projeto de futsal, esboçada por seu patrono no começo da equipe. A meta dos próximos anos da nova casa da estrela da seleção é o título mundial.

"A ideia do nosso patrono é o título mundial", afirma o presidente do clube, Roberto Oliveira. "Nosso projeto neste ano é ganhar um título de nível nacional, a liga ou a Taça Brasil, e posteriormente ir ao Sul-Americano, que dá direito a uma vaga no Campeonato Mundial", acrescenta o dirigente.

Junto com Falcão, a ADC Intelli trouxe o fixo Ciço, outro nome da seleção, que estava no futsal do Irã. Também chegará a Orlândia Deives, mais um reforço extraído do desmanche do time campeão brasileiro do Santos.

A direção do time diz que as empresas do grupo bancarão o projeto, inicialmente sem a adição de nenhum parceiro. Os gestores da Intelli evitam falar em cifras detalhadas, mas estimam que o investimento no time de 2012 esteja em algo entre "R$ 1 e 2 milhões".

CUTUCADA NA AVENTURA SANTISTA

À frente do projeto de crescimento do futsal de Orlândia, Roberto Oliveira lamenta a saída do Santos da modalidade, em perda que afeta todo o cenário nacional, em termos de marca. O presidente da Intelli fala comprometimento com a modalidade a longo prazo, em filosofia que não emplacou na Vila Belmiro.

"Ficamos tristes, é uma camisa que agrega valor ao esporte, dá visibilidade, traz investimento e patrocinadores. Mas a gente trabalha com os pés no chão, melhorando aos poucos, em um projeto duradouro. Estamos na ativa há bastante tempo, esse é um dos segredos do nosso sucesso. Não dá para investir alto e não conseguir dar sequencia. A gente preza por essa política, de bons plantéis e continuidade", afirma o dirigente. 

Atual bicampeã paulista, a Intelli trabalha em seu projeto para virar uma força internacional nas mãos do técnico Cidão, que simboliza a política de continuidade decantada pela direção. O treinador acumula 989 partidas no comando do time e deve chegar com facilidade à marca de mil jogos ao longo da próxima temporada.

No último ano, a Intelli parou nas quartas de final da Liga Futsal, eliminada por Carlos Barbosa (empate por 6 a 6 e derrota por 3 a 2).

CIDADE ORGANIZA FESTANÇA PARA FALCÃO 

Derrotado pela Intelli na decisão do Paulista 2011, quando ainda atuava pelo Santos, Falcão chegará oficialmente à Orlândia como reforço da equipe da cidade no dia 16 de janeiro. A estrela da seleção brasileira encontrará uma grande festa, que promete mobilizar a maioria dos 40 mil habitantes locais.

Falcão será recepcionado com uma espécie de micareta, com direito a trio elétrico em frente ao Teatro de Arena, lugar que costuma abrigar os acontecimentos importantes da cidade (na região de Ribeirão Preto). A festa tem início marcado para as 17 horas.

O craque de 34 anos tem contrato de uma temporada com a Intelli, que confia que a relação se prorrogue por mais tempo. "A gente espera que este casamento dure mais alguns anos", diz o presidente do clube.