Topo

Aos 45 anos, primeiro japonês a jogar no Brasil é convocado para Copa do Mundo de futsal

Ídolo do futebol japonês, "Rei Kazu" tenta realizar sonho de disputar um Mundial - Matt King/Getty Images
Ídolo do futebol japonês, "Rei Kazu" tenta realizar sonho de disputar um Mundial Imagem: Matt King/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/09/2012 13h25

Kazuyoshi Miura é um ídolo do futebol japonês devido ao seu pioneirismo em um país com pouca tradição no esporte e detém algumas marcas importantes. Foi o primeiro japonês a jogar futsal no Brasil e, posteriormente, na Itália e somou 89 partidas com a camisa da seleção, apesar de nunca ter defendido seu país em uma Copa do Mundo. Mas, aos 45 anos, isso está perto de mudar.

Atuando profissionalmente pelo Yokohama, da segunda divisão da liga japonesa, Kazu, como é conhecido, apareceu na lista provisória de convocados para a Copa do Mundo de futsal, que será disputada entre 01 e 18 de novembro, na Tailândia. O jogador está disposto a encarar o desafio de trocar o gramado pela quadra e diz que a experiência que ganhou no Brasil vai ser importante.

"A maioria dos jogadores brasileiros já jogou futsal", conta ao site da Fifa. “Acho que, se os jovens japoneses decidissem aprimorar as habilidades no futsal, veriam no futuro que valeu a pena”.

O técnico da seleção, Miguel Rodrigo, destaca a experiência e o profissionalismo de Kazu para a equipe. "A experiência do Kazu será imprescindível para a nossa equipe. É praticamente inédito um jogador que tenha jogado no primeiro escalão nos gramados dar uma chance ao futsal. Só uma pessoa especial seria capaz disso”, elogia.

Antes da lista final dos convocados, Kazu passará por dois testes com a seleção, um deles contra o Brasil. O Japão recebe a seleção brasileira em amistoso em Tóquio, dia 24 de outubro, e três dias depois enfrenta a Ucrânia, em Hokkaido.

"Disputar a Copa do Mundo de Futsal da FIFA é o ápice para um jogador do salão", conta Kazu. "Estou muito orgulhoso por ter recebido esta chance, que me deixou bastante motivado. Embora seja uma categoria diferente, não se trata de uma ser melhor do que a outra. Disputar uma Copa do Mundo é o meu sonho e o meu objetivo”.

História

Rai Kazu, como é carinhosamente chamado no Japão, se aventurou no Brasil em uma época em que o futebol ainda era amador em seu país. No final da década de 1980, passou por times como Santos, Coritiba e CRB, de Alagoas. Voltou ao Japão em 1990 e três anos depois foi campeão nacional com o Verdy e eleito o melhor jogador do campeonato.

Suas boas atuações foram reconhecidas por clubes europeus e, em 1994, Kazu tornou-se o primeiro japonês a atuar na elite do futebol italiano, no Genoa. Ainda passou por clubes como Croácia Zagrev (atual Dínamo de Zagreb) e Sydney, onde também foi pioneiro ao disputar o Mundial de Clubes da Fifa, em 2005, pelo time australiano.

Pela seleção japonesa, Kazu teve papel importante na classificação para a Copa de 1998. Aos 31 anos e apresentando bom futebol, Kazu foi cortado antes do Mundial, gerando revolta entre os torcedores do país.