Topo

Kazu, ex-Santos, vai jogar sua primeira Copa do Mundo aos 45 anos no futsal

Kazu defendeu a seleção japonesa de futebol nas eliminatórias da Copa de 1998 - Kimimasa Mayama/REUTERS
Kazu defendeu a seleção japonesa de futebol nas eliminatórias da Copa de 1998 Imagem: Kimimasa Mayama/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

19/10/2012 09h41

Lembra do japonês Kazu? Se for torcedor do Santos ou do Coritiba, certamente guarda com carinho esse nome. Não pela qualidade do futebol, mas pelo ineditismo. Nos anos 80, ele se tornou o primeiro jogador de seu país a atuar no Brasil. Agora, 22 anos depois de deixar os campos verde-amarelos, ele vai disputar sua primeira Copa do Mundo. Mas de futsal.

Aos 45 anos, ele é o nome mais conhecido da seleção que vai disputar a Copa do Mundo da Tailândia, em novembro. Sua presença no elenco foi confirmada nesta quinta-feira, pelo técnico espanhol Miguel Rodrigo, e é uma compensação pela história de Kazu com Copas do Mundo. Em 1994, ele era o principal jogador da Ásia, eleito no ano anterior o principal atleta do continente, mas o Japão não se classificou  - os representantes asiáticos foram Coreia do Sul e Arábia Saudita.

Em 1998, ele foi um dos grandes jogadores na campanha que levou o Japão para a Copa da França. Marcou 14 dos 51 gols da equipe nas eliminatórias. Quando o técnico Takeshi Okada definiu o time que iria disputar o torneio, porém, o nome do atacante, então com 31 anos, não estava na lista.

“Disputar a Copa do Mundo de futsal é o ápice para um jogador do salão. Estou muito orgulhoso por ter recebido esta chance, bastante motivado, embora seja uma categoria diferente. Não se trata de ser uma melhor do que a outra. Disputar uma Copa do Mundo é o meu sonho”, afirmou o jogador ao site da Fifa, quando seu nome apareceu na pré-lista.

Confirmado, ele agradeceu aos torcedores que apoiaram sua carreira na seleção. "Eu quero mostrar em quadra o quanto estou orgulhoso por defender a camisa do Japão em uma Copa do Mundo. Obrigado aos fãs que sempre me apoiaram", disse Kazu, após a divulgação da lista de inscritos para o Mundial.

O mais surpreende da convocação de Kazu para a Copa de futsal, porém, é que ele não joga a modalidade no Japão. Apesar dos 45 anos, é o jogador mais velho em atividade no futebol de campo nipônico. É atacante do Yokohama, que disputa a segunda divisão japonesa.

O vínculo com o futebol de salão vem, justamente, da ligação com o Brasil. E é outra história inusitada. Aos 15 anos, Kazu era um jovem talento no futebol escolar japonês, mas o esporte ainda era semi-profissional no país. Ele resolveu, então, se aventurar no “País do Futebol”.

Sozinho, tomou um avião, desembarcou em São Paulo e conseguiu uma vaga nas categorias de base do Juventus, da Moóca. Foi lá que ele conheceu o futsal, entre os treinos. “A maioria dos jogadores brasileiros já jogou futsal. Acho que, se os jovens japoneses decidissem aprimorar as habilidades no futsal, veriam no futuro que valeu a pena”, disse, em entrevista ao site da Fifa.

Em 1986, ele assinou seu primeiro contrato profissional, com o Santos, e a aventura pelos gramados brasileiros começou de verdade. Em quatro anos, defendeu XV de Jaú, Matsubara, CRB e Coritiba, além do Santos. Com o time da capital paranaense, inclusive, chegou a ser campeão estadual. Ao voltar ao Japão, se tornou o primeiro grande astro do futebol do país, contribuindo para o fortalecimento da J-League, o campeonato nacional.

Foi justamente a experiência de Kazu, incluindo o contato com o futsal brasileiro, que fizeram o técnico espanhol Miguel Rodrigo apostar em sua convocação. “Além do que pode fazer no ataque, sua presença é boa na parte mental e de motivação para os atletas”, explicou o treinador.

Para tornar ainda mais especial o veterano japonês em ação vai ter uma chance durante o Mundial: o Japão vai estrear contra o Brasil, no dia 1º de novembro.