Topo

Brasil contraria Fifa e entra em quadra no Mundial de futsal com seis estrelas na camisa

Seleção de futsal entrou em quadra com camisa com seis estrelas no seu uniforme (reprodução) - Reprodução
Seleção de futsal entrou em quadra com camisa com seis estrelas no seu uniforme (reprodução) Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo*

01/11/2012 11h57

A CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) decidiu não cumprir a determinação da Fifa. Nesta quinta, os cartolas verde-amarelos contrariaram a entidade-mor do futebol mundial ao entrarem em quadra no Mundial da Tailândia com seis estrelas em sua camisa, quando apenas quatro eram permitidas.

Logo nas primeiras imagens da partida contra o Japão foi possível perceber que o Brasil manteve seu uniforme tradicional. As seis estrelas verdes, que correspondem ao número de Mundiais conquistados, seguem acima do escudo da CBFS, ao contrário do que a Fifa pedia.

A disputa remete à antiga Fifusa (Federação Internacional de Futebol de Salão), que deixou de reger o esporte no mundo em 1989. Até lá, no entanto, ela já havia realizado três Mundiais, dois deles vencidos pelo Brasil (1982 e 1985).

Daí em diante, a Fifa passou a organizar a competição, cuja sétima versão sob a atual chancela começa nesta quinta. Neste formato, o Brasil já venceu em outras quatro oportunidades. A CBFS entende ter conquistado seis títulos, enquanto a entidade presidida por Joseph Blatter só reconhece quatro deles.

A utilização das seis estrelas nunca foi um problema em competições internacionais, mas desta vez a Fifa resolveu protestar. A CBFS, a despeito da pressão, não modificou seu uniforme.

O Brasil estreou com vitória por 4 a 1 sobre o Japão, mas deve perder o ala Falcão para o resto da competição. O melhor jogador do mundo jogou por apenas três minutos e sai de quadra com uma lesão na panturrilha direita.

“Preocupa sim, quando tive a lesão no adutor (da coxa direita) e pela sequência de treinos acabou sobrecarregando a panturrilha. É triste ver o sonho de disputar o quarto mundial em apenas três minutos. Fica muito difícil (seguir no torneio)”, disse Falcão em entrevista ao canal SporTV.

*Atualizado às 14h46