Topo

Falcão supera paralisia facial e comanda a virada do Brasil sobre Argentina nas quartas

Debilitado, Falcão jogou poucos minutos, mas fez dois gols e garantiu a vitória brasileira - AP Photo/Apichart Weerawong
Debilitado, Falcão jogou poucos minutos, mas fez dois gols e garantiu a vitória brasileira Imagem: AP Photo/Apichart Weerawong

Do UOL, em São Paulo

14/11/2012 09h07

O Brasil passou por apuros para se classificar para as semifinais da Copa do Mundo de futsal. Em clássico dramático contra a Argentina, o time comandado por Marcos Sorato precisou reverter uma desvantagem de 2 a 0, mas contou com o brilho de Falcão para vencer de virada na prorrogação por 3 a 2 e garantir vaga na próxima fase.

A classificação brasileira veio graças à estrela de Falcão. Ainda longe de sua melhor forma, o ala mostrou-se visivelmente debilitado pelos efeitos de uma paralisia facial que sofreu nos últimos dias, sem conseguir piscar normalmente e falando com dificuldade. Ainda assim, fez dois gols, garantiu a virada do time nacional e não segurou as lágrimas ainda durante o confronto.

Com o resultado, a seleção brasileira mantém a tradição de nunca ter caído antes das semifinais. O país, que chegou à decisão em oito das nove edições realizadas até hoje, tem como pior campanha um terceiro lugar conquistado em 2004. Na próxima fase, o Brasil terá como adversária a Colômbia, que surpreendeu a Ucrânia ao vencer por 3 a 1.

FALCÃO SE EMOCIONA COM ATUAÇÃO

  • Falcão não escondeu a emoção com a participação decisiva na dramática vitória brasileira sobre a Argentina por 3 a 2, pelas quartas de final da Copa do Mundo de futsal.

    Debilitado pelos efeitos de uma paralisia facial que o atingiu nos últimos dias, o ala chorou em quadra e ressaltou todo o esforço para estar em quadra pelo time nacional.

Campeã das eliminatórias sul-americanas, a Argentina mantém uma incômoda freguesia para seu arquirrival na história das Copas do Mundo. Esta foi a sexta derrota para os brasileiros, que venceram todos os clássicos contra o adversário sul-americano.

O primeiro tempo foi desastroso para o Brasil. Na base da marcação e da catimba, os argentinos foram irritando os adversários, que tiveram um jogador expulso na metade da etapa inicial. Aos 9 minutos, Jé tentou proteger a bola usando os braços e acertou um atleta rival. A arbitragem entendeu o lance como agressão e deu o segundo cartão amarelo ao brasileiro.

O time verde-amarelo, porém, soube segurar a pressão com um jogador a menos durante 2 minutos e teve chances de abrir o placar. Com a igualdade numérica restabelecida, o Brasil voltou a ter maior posse de bola e acertou a trave em chute de Neto.

Foi quando, em uma pane da defesa brasileira, os argentinos marcaram duas vezes. Em contra-ataque, Rescia abriu o placar aos 16 min. Quase em seguida, Borruto ampliou em um chute fraco, que passou por entre as pernas do goleiro Tiago.

PORTUGAL ABRE 3 A 0, MAS ITÁLIA VIRA NA PRORROGAÇÃO E AVANÇA NO MUNDIAL

A Itália conseguiu avançar para as semifinais da Copa do Mundo de futsal, mas abusou da emoção para derrotar Portugal. A seleção portuguesa abriu 3 a 0, com três gols do ala Ricardinho, um dos destaques do Mundial. Mas os italianos conseguiram a virada com uma ajuda providencial dos brasileiros naturalizados. Saad Assis, Gabriel, Rodolfo e Humberto marcaram e conquistaram a virada já na prorrogação. O adversário nas semifinais sai do duelo entre Espanha e Rússia.

O Brasil partiu para a pressão desde o início do segundo tempo e deu início a um bombardeio ao gol argentino. Foi quando apareceu o goleiro Elias, que fechou a meta com uma série de grandes defesas. Quando o camisa 1 não chegou na bola, a trave salvou a equipe. Foram cinco acertos no poste apenas na etapa final.

Falcão entrou em quadra pela primeira vez restando 10 minutos para o fim do segundo tempo. E, mesmo debilitado, mostrou que faz a diferença. Acertou o travessão em um de seus primeiros lances e contribuiu para a reação brasileira. Aos 12, Neto acertou chute de média distância e descontou. Três minutos depois foi a vez de Falcão acertar belo chute e empatar o confronto.

O tempo extra foi dramático, com boas chances para ambos os lados e grandes defesas dos goleiros Tiago e Elias. Nos segundos finais do 1º tempo da prorrogação, Falcão acertou chute forte de longa distância e virou o placar para os brasileiros. Após o gol, ajoelhou em quadra e chorou abraçado junto aos companheiros. Apesar da pressão argentina na etapa final, o time verde-amarelo mostrou solidez na marcação e garantiu a classificação sofrida para as semifinais.