Topo

Espanha vence legião brasileira da Itália e revive duelo de rivalidade com Brasil na final do futsal

Jogadores da Espanha agradecem à torcida após vencerem a itália por 4 a 1   - Pornchai Kittiwongsakul/AFP Photo
Jogadores da Espanha agradecem à torcida após vencerem a itália por 4 a 1 Imagem: Pornchai Kittiwongsakul/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

16/11/2012 09h30

A Espanha venceu a “legião brasileira” da Itália por 4 a 1, na manhã desta sexta-feira, pelas semifinais do Mundial de futsal, na Tailândia, e irá reeditar na decisão mais um dos históricos confrontos contra a seleção brasileira.

Donos da maior rivalidade mundial, Brasil e Espanha se encontraram em semifinal ou final nos últimos quatro Mundiais de futsal. Cada um levantou vantagem duas vezes. Em 1996, em Barcelona, o Brasil venceu os donos da casa na decisão e saiu campeão.

Quatro anos mais tarde, na Guatemala, os espanhóis deram o troco na decisão. Em 2004, na Tailândia, vitória espanhola nas semifinais, na decisão por pênaltis. Na final de 2008, no Rio, o Brasil venceu nos pênaltis a final e saiu campeão.

Espanha e Itália também têm forte rivalidade. Se enfrentaram na semifinal do Mundial de 2008, no Rio, com vitória espanhola. O time italiano, que chegou a ter 14 brasileiros na última edição torneio, diminuiu pela metade o número e veio com uma legião nacional “só” de sete atletas.

O jogo

O jogo começou muito estudado e equilibrado. As chances de gol variavam. A Espanha obrigou o goleiro italiano a fazer grande defesa em chute a queima roupa, aos 4min. Pouco depois, os italianos mandaram uma bola na trave.

Mas, aos 8min, o gol saiu de forma despretensiosa. Alvaro bateu lateral forte, a bola desviou em Saad, enganou o goleiro e entrou: 1 a 0.

A Itália passou o resto do primeiro tempo e o começo do segundo cautelosa. Evitava se abrir e escapou de levar o segundo gol. Chegou até a levar uma bola na trave.

Até que aos 10min, em bobeira espanhola, os italianos empataram.  Em buraco deixado pela defesa rival, o goleiro italiano lançou a bola para Merlim, livre, empatar.

Mas, menos de um minuto depois, em cobrança de lateral, Alemão desempatou ao receber na segunda trave, livre.

Depois, a Itália chegou a criar algumas chances, mas não soube aproveitar. Em contra-ataque, aos 13min, Lozano fez o terceiro. Restando 3min, Lin ainda marcou mais um.