Topo

Falcão chama confederação de "ditadura" e anuncia que está fora da seleção

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo *

20/03/2014 14h14

O ala Falcão fez duras críticas à CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) nesta quinta-feira (20) e anunciou, em seu perfil no Instagram, que está definitivamente fora da seleção.

Mais tarde, o jogador de 36 anos concedeu entrevista ao canal Sportv e explicou sua decisão. Disse que estava falando em nome de outros colegas que participaram de Mundiais e que também estão insatisfeitos com a atual gestão.

Segundo Falcão, ele já estava aposentado da seleção em torneios internacionais, mas consideraria participar em competições disputadas no Brasil, caso fosse convocado para ser uma atração no evento. O ala, no entanto, ressaltou que não atuará sob a administração atual da CBFS.

Na entrevista ao Sportv, Falcão citou nominalmente Edson Nogueira, diretor de seleções, e o chamou de “ditador”. “Teve ocasiões em que fomos ameaçados de não vestir mais a camisa da seleção se não fosse da forma dele”, disse o ala.

O jogador citou dois atletas – o goleiro Tiago e Vanessa Pereira – que foram afastados da seleção por questionarem algumas posições da CBFS. Falcão também afirmou que Nogueira dá preferência a atletas que são seus amigos pessoais. “Tem lista com nomes de jogadores que não podem ser convocados”, revelou.

“Teve uma homenagem ao goleiro Mateus. Nada contra ele, mas ele jogou um torneio pela seleção em 1997 e foi homenageado porque é amigo dele. Mas cadê a homenagem ao Manoel Tobias, Fininho, Lenísio, Schumacher? Daí não vale. Quem o ajuda, vale.”

Por fim, Falcão se colocou à disposição para ajudar uma eventual nova diretoria da confederação e disse que outros atletas também se pronunciarão com questionamentos à atual gestão.

Falcão, 36, conquistou seus primeiros títulos na seleção em 1998, com a Copa América e a Copa Rio Internacional. Pela equipe nacional, o jogador foi bicampeão da Copa do Mundo e ganhou seis Grand Prix, entre outros títulos.

Outro lado

Principal alvo de críticas, o diretor de seleções Edson Nogueira disse à reportagem do UOL Esporte que respeita qualquer opinião de Falcão, mas preferiu não responder às acusações. “Respeito o ponto de vista do Falcão, mas não cabe a mim opinar”, comentou.

Em contato com o UOL Esporte, a Confederação Brasileira de Futsal informou que não iria se pronunciar sobre as críticas de Falcão.

Confira na íntegra a mensagem de Falcão no Instagram:

Galera! Depois de 16 anos, estou me retirando da seleção de futsal! Saio de cabeça erguida, pois me entreguei de verdade ao meu esporte, e ao meu país! Muitas vitórias, algumas derrotas, porém a coisa mais preciosa que se pode conquistar é o respeito! E isso a CBFS nunca fez questão de ter nem comigo nem com nenhum dos meus companheiros de Seleção!

Jamais teve um "Muito Obrigado", ou qualquer tipo de agradecimento com ninguém! Somos descartáveis, inúteis em todos os momentos! Assim que eu e meus companheiros campeões do mundo nos sentimos! Porém tudo sempre foi administrado de alguma maneira! Mas o momento e a administração atual é triste, pífia e deprimente!

Chegando ao ponto de dar poder a um novo "Diretor de Futsal" que simplesmente "limpou" do treinador ao cozinheiro "Campeões do Mundo", chegando ao ponto de concentrar no CT em Fortaleza sem TV e sem internet! Um absurdo! E o pior de tudo: débitos no futsal feminino e masculino desde o ano passado!

Afastamento explícito de atletas que brigam pelos direitos dos atletas! Assim com tem sido feito comigo, com o goleiro Tiago e a melhor do mundo Vanessa Pereira, essa ameaçada de não receber nada por expor suas opiniões. Não estou pedindo convocação, pois foram 16 anos muito bem aproveitados, mas sim brigando pelo melhor para a geração que está chegando, e que lutem pelos seus direitos como minha geração brigou.

Vinícius, Ari Santos, Gabriel Dias, Rafael França, Tiago, Fernandinho, Neto... Tenho orgulho de vocês! Fizemos e vamos fazer muito pelo nosso esporte!

* Atualizado às 15h31