Topo

Confederação rebate Falcão e afirma que ala "esqueceu história vitoriosa"

Do UOL, em São Paulo

28/03/2014 13h18

Mais de uma semana depois das críticas de Falcão, no anúncio de aposentadoria da seleção brasileira, a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) resolveu responder ao ala, bicampeão mundial e quatro vezes vencedor do prêmio de melhor do mundo da Fifa. 

Em nota oficial assinada pelo presidente Aécio de  Borba Vasconcelos, a entidade usou as conquistas da seleção, lembrando, inclusive, que o próprio jogador participou de várias delas, para se defender. Sempre tentando se referir ao atleta com palavras como “consagrado” e “unanimidade nacional e internacional”, ela inumerou diversos itens citados por Falcão para rebater o ala. 
 
Retrucando a acusação, por exemplo, de que ela não nunca agradeceu aos seus jogadores que conquistaram títulos, a CBFS explicou que nenhum de seus contratos de patrocínio têm previsão de pagamentos de prêmios em dinheiro pelas conquistas,  e que estes “foram pagos de acordo com a capacidade financeira da entidade”, utilizando a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016, ambas no Brasil, para justificar a dificuldade para captar recursos. 
 
Ela ainda rechaçou que não reconheça os seus jogadores dizendo que vários deles trabalham hoje na confederação e outros cargos. “Vander Iacovino, atleta campeão mundial, já foi técnico de nossas seleções e, atualmente, Manoel Tobias, também atleta campeão mundial e escolhido por duas vezes melhor do mundo, é o atual técnico das seleções feminina e sub-20, além de auxiliar técnico da seleção masculina, categoria principal.” Tobias chegou a ser citado por Falcão como exemplo de jogador que nunca recebeu homenagens ou agradecimentos por parte da CBFS.
 
Em outro ponto, a nota também descarta que a entidade seja uma “ditadura”, como acusou Falcão, afirmando que ela se rege “por princípios definidores da gestão democrática” e que “está aberta às críticas e sugestões construtivas de todos os seus segmentos, inclusive atletas, para concretizar uma administração com efetivas práticas de Governança Corporativa”. 
 
O comunicado não cita, porém, as reclamações de Falcão sobre as condições do CT de Fortaleza, em que os altetas ficariam concentrados em acesso à TV ou internet, e que os jogadores foram ameaçados pelo diretor de seleções, Edson Nogueira, de não vestirem mais a camisa da equipe nacional caso não concordassem com sua forma de administração. "Tem lista com nomes de jogadores que não podem ser convocados", chegou a revelar em entrevista ao Sportv.