Topo

Brasil atropela Austrália e faz maior goleada da Copa do Mundo de futsal

Victor Decolongon / FIFA
Imagem: Victor Decolongon / FIFA

Do UOL, em São Paulo

14/09/2016 21h48

A seleção brasileira de futsal conquistou, na noite desta quarta-feira (14), sua segunda vitória na Copa do Mundo da modalidade, ao emplacar goleada por 11 a 1 na Austrália. Craque e capitão, Falcão marcou três vezes e se aproximou de recorde de Manoel Tobias.

Com o resultado, o Brasil se isola na liderança do Grupo D da competição. Pouco mais tarde, às 22h, as outras duas equipes da chave, Moçambique e Ucrânia, ambas com zero ponto, se enfrentarão em Bucamaranga, uma das três cidades que recebem o torneio..

De todo modo, a seleção brasileira, por combinação de resultados, já está classificada às oitavas de final. Avançam os dois primeiros colocados de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados. Nos grupos A e B, os terceiros colocados, aconteça o que for, não chegarão aos 6 pontos do Brasil, que, portanto, será um dos quatro melhores terceiros. 

O Brasil fechará participação na primeira fase contra a seleção de Moçambique, no sábado (17). Na estreia, venceu timidamente a Ucrânia por 3 a 1.

Os nomes dos gols

O jogo começou complicado para a seleção brasileira, a exemplo do que foi contra a Ucrânia: Rodrigo abriu o placar, mas Giovenali empatou logo depois. A partir de então, o time favorito deslanchou: Fernandinho ampliou, Falcão fez o terceiro e Bateria, o quarto - tudo isso na metade inicial. Falcão tornou a marcar no começo da etapa final, Dieguinho aumentou a vantagem. Na sequência, Fernandinho também fez o seu segundo, Je deixou a sua marca, Dieguinho anotou outro e Falcão balançou a rede pela terceira vez. Dieguinho fez outro e Lockhart, a dois minutos do fim, fechou a conta em 11 a 1, com tento contra.

Falcão de olho em Manoel Tobias 

Em sua última Copa do Mundo, Falcão corre atrás de recorde que pertence a Manoel Tobias. Ele tem, já considerando o marcado contra a Ucrânia e os marcados nesta quarta, contra a Austrália, 42 gols na história da competição, distribuídos nas edições de 200, 2004, 2008, 2012 e 2016. Tobias, por outra, soma 44 tentos. 

Australiano joga o gol no chão. É isso mesmo

Rosier, camisa 5 da Austrália, participou de lance curioso da partida, ainda no primeiro tempo. Depois de se frustrar na tentativa de empurrar uma bola para a meta, aproveitou o embalo da corrida e, com força, empurrou o gol, que caiu no chão. As traves não são presas no piso, mas sustentadas por sacos de areia posicionados atrás das redes. Devido ao ocorrido, o jogador foi punido com cartão amarelo. 

Que isso, juizão?

Algumas seleções, inclusive a brasileira, reclamaram das arbitragens das partidas da primeira rodada, por terem sido confusas. E desta vez não foi diferente. O inglês Marc BIirkett apresentou dificuldades em conduzir o confronto no primeiro tempo: no lance mais emblemático, apontou falta para os dois lados. É isso mesmo: o juiz, a princípio, marcou incrivelmente duas faltas na mesma jogada, mas depois se corrigiu e deu a infração a favor do Brasil.