Topo

Ginasta campeã olímpica dos EUA revela ter sofrido racismo em treinos; academia nega insultos

Gabby Douglas mostra a medalha de ouro que conquistou em Londres-2012 - REUTERS/Brian Snyder
Gabby Douglas mostra a medalha de ouro que conquistou em Londres-2012 Imagem: REUTERS/Brian Snyder

Do UOL, em São Paulo

29/08/2012 10h36

 

A norte-americana Gabby Douglas, primeira negra a ser campeã olímpica de ginástica artística, revelou que sofreu racismo durante os treinamentos para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Em entrevista concedida ao programa da apresentadora Oprah Winfrey, a ginasta afirmou que, em sua antiga academia de treinos, ela ouviu por seguidas vezes piadas de cunho racial. Representantes da academia negaram as acusações e mostraram-se chocados com as declarações da jovem atleta.

A polêmica se iniciou quando Oprah perguntou à atleta, natural de Virginia Beach – região onde o racismo ainda é presente nos EUA –, o quão difícil era a sua vida na cidade. Depois, a atleta foi perguntada sobre uma das piadas que teria ouvido enquanto ainda residia em sua cidade natal.

Como resposta, Douglas revelou para a apresentadora que sofria piadas e bullying racial durante os treinos que realizava na academia Excalibur Gymnastics, também localizada em Virginia. Em uma delas, disse ter ouvido de uma companheira de treinos que ela seria "sua escrava". Ela afirmou lamentar muito os episódios.

“Eu com certeza me senti isolada. Eu pensava: ‘Por que mereço isso? É por que sou negra?’”, revelou a ginasta.

Pessoas ligadas à academia prontamente negaram as afirmações, lamentando as declarações da atleta – inclusive atacando-a pelas acusações. “É sério, eu fiquei chocada, e muito triste”, afirmou Dena Walker, em entrevista à emissora norte-americana NewsChannel3.

“Quero defender as crianças que treinaram com ela e a apoiaram enquanto ela as atacou com essas acusações. Gabrielle é uma pessoa com créditos só porque é campeã olímpica? Ela não deu nomes, nem datas, e nos leva a crer que essas afirmações são falsas”, afirmou Gustavo Moure, para a TV E!.

Douglas revelou que quase abandonou a carreira quando ainda treinava em Virginia. No entanto, ela se mudou para Iowa em 2010, e passou a treinar com Shawn Johnson, técnico campeão olímpico em Pequim-2008.