Topo

Diego Hypolito frustra expectativas e fica fora do pódio no solo no Mundial

Do UOL, em São Paulo

05/10/2013 09h59

Depois de avançar à final do solo com a segunda melhor nota das eliminatórias, Diego Hypolito gerou expectativa por uma medalha no Mundial de Ginástica da Antuérpia. Neste sábado, porém, o desempenho do brasileiro não foi o mesmo, e ele ficou apenas com a quinta colocação na prova em que é bicampeão mundial.

"Quando você entra na final, cria expectativa. Acho que poderia ter feito muito melhor, tive muitos erros de execução na chegada. Preciso treinar mais para o próximo ano. Eu queria ter uma medalha, infelizmente não consegui, mas o resultado é bom. Tive muito descontos de chegada, em todas as acrobacias. Foi um resultado que eu não estava programando, mas você chega aqui e cria uma expectativa (por medalha). É inevitável", afirmou o brasileiro, em entrevista ao Sportv..

O Japão conseguiu uma dobradinha no pódio. A medalha de ouro ficou com Kenzo Shirai, de 16 anos, e o bronze foi para o 'superman' Kohei Uchimura, que na quarta-feira havia conquistado o tetracampeonato mundial no individual geral. A prata ficou com o americano Jacob Dalton. 

Em recente entrevista ao UOL Esporte, Hypolito havia declarado que seu desempenho nas eliminatórias havia o surpreendido, já que ele vinha de um ano sem muitas expectativas em grandes competições depois de encarar algumas dificuldades na temporada. 

"Eu não tinha expectativa nenhuma. Tinha na cabeça que era um ano para voltar, recuperar das cirurgias e do ano ruim que foi 2012. Eu vi o nível mundial do solo e fiquei preocupado, pois subiu muito. Achava que ia ficar muito para trás nesse ano, não ia ter condição de brigar por nada. Eu já lucrei aqui no Mundial. A partir de agora, o que vier é mais lucro ainda", afirmou.

Em sua apresentação na final, o brasileiro usou muitas piruetas, foi aplaudido pelo público, mas apresentou algumas falhas. Não conseguiu, por exemplo, 'cravar' os pés no chão em suas aterrisagens, além de ter desequilibrado em certo momento. Com a nota de 15,366, dividiu a quinta posição com o americano Steven Legendre.

Se não conseguiu a medalha no solo, Diego ainda terá mais uma chance de subir ao pódio no Mundial. No domingo, a partir das 9h30 (de Brasília), ele disputa a final do salto, prova em que teve a quinta melhor nota nas eliminatórias. O ginasta terá como um de seus concorrentes o brasileiro Sergio Sasaki, um dos fortes candidatos à medalha.