Topo

Prefeitura diz que pagou salário de Zanetti. Mas atleta não recebeu

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

24/02/2014 06h00

A Prefeitura de São Caetano do Sul reagiu rapidamente a um protesto feito por atletas na última quinta-feira. O grupo de esportistas, que incluiu o ginasta Arthur Zanetti, campeão olímpico e mundial nas argolas, chegou a fazer uma passeata por causa de atrasos salariais de até quatro meses. O movimento motivou uma mudança no comando da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo, e o poder público pagou os atrasados no dia seguinte. No entanto, o dinheiro ainda não chegou aos esportistas.

A expectativa é que os atletas recebam ainda no início desta semana. O único entrave agora é um trâmite bancário: a prefeitura transfere o dinheiro para clubes, e essas instituições precisam pagar os esportistas. Como a primeira movimentação foi realizada na sexta-feira, a ideia é que o dinheiro chegue ao destino final até a próxima terça-feira.

Zanetti, por exemplo, recebe R$ 6 mil mensais da prefeitura de São Caetano do Sul. O ginasta deixou de treinar na quinta-feira por causa do movimento dos atletas, mas retomou as atividades na sexta – ele se prepara para o Sul-Americano da modalidade, que será realizado em março deste ano.

Os atrasos salariais variavam de dois a quatro meses. Na quinta-feira, um grupo de atletas organizou uma passeata até a prefeitura para reclamar – Zanetti não fez o trajeto a pé para evitar o desgaste. Depois, eles foram recebidos pelo prefeito Paulo Pinheiro.

Pinheiro anunciou ainda na quinta-feira a substituição do secretário municipal de Esportes e Turismo. Éder Xavier, que era o responsável pela pasta, foi substituído por Walter Figueira Júnior.

A mudança foi fundamental para a liberação célere da verba dos atletas. O dinheiro estava retido porque Xavier havia encontrado irregularidades na documentação dos clubes. Ele só pretendia retomar os pagamentos quando isso fosse sanado.

Uma das principais razões para Xavier ter decidido reter o dinheiro foi o modelo de contratação de funcionários. A maioria dos clubes não tem vínculo CLT com atletas ou técnicos – há casos de empregados que emitem notas fiscais e outros de acertos verbais.

“A gente já vinha se mobilizando, buscando soluções, mas nas duas últimas semanas as portas estiveram fechadas. A gente deixou de ser recebido, e o diálogo deixou de existir. A Secretaria se isolou totalmente”, criticou Maurício de Oliveira, coordenador-técnico da natação de São Caetano do Sul.

A natação de São Caetano do Sul também fez protesto e greve na semana passada. Os atrasos ainda atingiram modalidades como vôlei, ginástica rítmica desportiva e takwondo.

“O que nós fizemos foi uma reivindicação salarial. Não estávamos lá querendo mexer em nada com respeito a política, cidade ou qualquer coisa nesse sentido”, completou Oliveira.

Na reunião com os atletas, Paulo Pinheiro prometeu que São Caetano do Sul não fará qualquer corte no investimento em esporte. A verba anual do município para essa área é de R$ 26 milhões.