Topo

De ginasta a chefe de império: conheça affair 'secreto' do presidente russo

Do UOL, em São Paulo

25/09/2014 06h00

Uma mulher de apenas 31 anos acaba de assumir a presidência de um império de mídia da Rússia. Mas não é uma mulher qualquer. Alina Kabaeva é ex-ginasta, ex-deputada e apontada em seu país como amante/namorada secreta de ninguém menos que o presidente russo Vladimir Putin. Agora, ela é responsável oficialmente por emissoras de televisão , jornais e rádio de um grupo ligado ao governo local.

“Alina aceitou assumir o cargo de presidente do conselho de administração do Grupo Midiático Nacional (NMG)”, anunciou a companhia na semana passada. Foi o suficiente para que a carreira de Alina e sua ligação com Putin voltassem às manchetes. Da editoria de esportes, ela passou às seções de política e celebridades.

Não que a mídia russa tenha a ousadia de expor o presidente e sua vida amorosa. Depois de terminar um casamento de 30 anos, Putin negou que estivesse com a ex-ginasta, embora os encontros entre eles fossem cada vez mais frequentes. Mesmo após o divórcio, o presidente nunca assumiu o relacionamento. E o jornal que se atreveu a falar do romance “secreto” e anunciou o casamento entre eles fechou meses depois ao perder boa parte dos recursos que o financiavam.

A precocidade de Alina na ginástica se repetiu na política e agora na carreira de empresária. Com 15 anos ela conquistou o primeiro campeonato europeu na ginástica rítmica. Aos 22, quando se aposentou, tinha duas medalhas olímpicas (bronze em 2000 e ouro em 2004), 18 títulos mundiais e 25 conquistas europeias.

Logo na sequência, com 24 anos, tornou-se deputada pelo partido de Putin. Os rumores sobre um relacionamento cresceram exponencialmente, atingindo o auge quando o presidente russo terminou seu casamento e quando Alina, oficialmente solteira, engravidou.

A ex-ginasta ostentou alguns títulos: a mais sexy da Rússia, a mulher mais flexível do país e também a de ginasta favorita de Putin. Se na infância uma técnica recusou treinar Alina por achá-la feia para a ginástica rítmica, o tempo mostrou que sua beleza conquistaria não só medalhas.

A política fez com que Putin e Alina aparecessem juntos publicamente em compromissos oficiais. As câmeras, contudo, registraram apenas apertos de mão e sorrisos. Em 2008, ela entrou para o conselho do NMG, império que agora lidera aos 31 anos. O grupo midiático, que ainda tem participação na principal TV do país, é ligado ao partido de Putin. Alina, assim, controla a voz oficial do presidente russo. E também o coração, ao que tudo indica.