Topo

Laís recupera sensibilidade nos pés e sonha 'chegar andando' na Rio-2016

Laís Souza (c) dá entrevista ao lado do médico Antonio Marttos Junior (e) e de Marcus Vinícius Freire (d), superintendente executivo do Comitê Olímpico Brasileiro - Pedro Ivo Almeida/UOL
Laís Souza (c) dá entrevista ao lado do médico Antonio Marttos Junior (e) e de Marcus Vinícius Freire (d), superintendente executivo do Comitê Olímpico Brasileiro Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Rio de Janeiro

15/12/2014 15h34

De volta ao Brasil após mais de dez meses de tratamento nos Estados Unidos, Laís Souza é só otimismo. O acidente sofrido durante um treino em Salt Lake City (EUA) abalou os movimentos da ex-ginasta, mas não tirou a esperança da menina de participar de perto dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Em sua primeira entrevista coletiva desde o acidente grave sofrido no exterior, Laís revelou o sonho de já estar andando no período da competição do próximo ano.

"Com certeza eu me imagino bem próximo da ginástica, que é meu esporte predileto. Quero chegar andando nesta olimpíada. Brincando, do jeito que eu chegava antes", contou.

E o otimismo de Laís não ocorre por acaso. Nesta segunda, o médico que acompanha todo o tratamento da ex-ginasta revelou mais uma evolução na recuperação.

"Tenho o prazer de informar que, dez meses após a lesão, ela converteu de lesão completa para lesão incompleta. Teve uma contusão na medula, mas hoje ela tem sensibilidade. Hoje, a Lais tem, oficialmente, uma lesão incompleta de medula. Essa foi uma grande conquista após pesquisas de células-tronco realizadas em Miami (EUA)", disse Antônio Marttos Júnior.

"Todas as funções abaixo da lesão não funcionam quando é uma lesão completa. Quando passa a ser incompleta é sinônimo que o estímulo começa a passar. Hoje ela começa a ter uma sensibilidade. Ela começa a ter alguns estímulos que chegam no pé. Não está tudo parado. Isso é um grande sinal", detalhou o médico, sem esconder a emoção com a melhora com a paciente.

Laís Souza ainda explicou as duas tatuagens feitas no período de recuperação, uma com os anéis olímpicos e outra com a imagem de uma pessoa se levantando da cadeira.

"Eu sempre ficava me olhando e resolvi marcar esses dois momentos importantes. Um são os jogos que me trouxeram lembranças maravilhosas e a outra é meu objetivo de vida. Quero levantar", frisou.

Tatuagens de Laís Souza - Pedro Ivo Almeida - Pedro Ivo Almeida
Laís Souza fez duas tatuagens durante período de recuperação nos EUA
Imagem: Pedro Ivo Almeida

Homenagem na terça
Laís retornou ao Brasil no último sábado – data de seu aniversário. No mesmo dia, ela recebeu homenagem no programa de Luciano Huck, na TV Globo, e recebeu o carinho de companheiras da ginástica como Diego, Daniele Hypólito e Daiane dos Santos.

“O que eu mais queria era isso mesmo, ver meus amigos e tal. Queria sentir a temperatura, o clima, comer algumas coisas diferentes. Precisava de um pão francês, essas coisas gordas [risos]”, brincou a bem humorada Laís.

Após a coletiva desta segunda, a ex-ginasta voltará a aparecer em público na noite de terça-feira. Ela será homenageada na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Depois disso, Laís Souza terá compromissos com patrocinadores em São Paulo e em Uberlândia, antes de voltar à cidade natal Ribeirão Preto, onde reencontrará seu pai.