Topo

Técnico de ginástica é preso em NY acusado de abusar de crianças

Caso Larry Nassar abriu precedentes para novas denúncias pelos EUA - Jeff Kowalsky/AFP
Caso Larry Nassar abriu precedentes para novas denúncias pelos EUA Imagem: Jeff Kowalsky/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/05/2018 13h07

Escancarado o escândalo de abuso sexual de centenas de ginastas pelo médico Larry Nassar, na Universidade do Estado de Michigan, novas vítimas se encorajaram e procuraram a justiça nos Estados Unidos. Nesta sexta-feira, Joseph Lewin, de 67 anos, foi preso sob a acusação de abusar de pelo menos cinco ginastas crianças, todas abaixo dos 13 anos, entre 2001 e 2004.

Segundo informações da polícia de Ramapo, em Nova York, Joseph Lewin acabou detido após cinco denúncias de segundo grau de conduta sexual contra crianças e primeiro grau de abuso sexual. Os crimes ocorreram em dois ginásios, localizados em Suffern e Hillburn.

“Estamos preocupados que possa haver mais vítimas”, afirmou o detetive Michael Colbath.

As autoridades afirmaram que a primeira denúncia surgiu há um mês, motivada pela exposição do caso Larry Nassar. A polícia, no entanto, evita dar mais detalhes sobre os crimes cometidos pelo professor de ginástica artística.

“Existe também a possibilidade de termos vítimas de 16 anos ou mais. Sabemos que é um assunto muito delicado de ser tratado”, acrescentou Colbath.

Joseph Lewin pagou uma fiança de US$ 10 mil (R$ 37 mil) horas depois de ser preso pela polícia nova-iorquina e se encontra livre.

Absusos na ginástica brasileira

Fernando de Carvalho Lopes, ex-técnico da seleção brasileira masculina de ginástica, foi acusado por atletas e ex-atletas de ter praticado abuso sexual infantil durante treinamentos ao longo de vários anos. As informações foram veiculadas primeiramente pela Rede Globo.

Ao todo, segundo a emissora, 40 esportistas e ex-esportistas afirmaram terem sido vítimas de Fernando, afastado da seleção em 2016. Em comum, os entrevistados relataram conversas de teor sexual. O treinador ainda tocou em partes íntimas dos alunos, segundo eles.

O caso chegou até em Brasília. Fernando compareceu nesta semana na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga crimes de maus-tratos a crianças e adolescentes no Brasil, e à audiência pública para a qual foi convidado na Câmara dos Deputados.