Topo

De saia e maquiagem, golfista tenta provar que é mais que musa do Instagram

Do UOL, em São Paulo

31/07/2015 06h02

Aos 22 anos, ela foi uma das líderes de sua faculdade, ajudando seu time de golfe a conquistar grandes resultados enquanto garantia seu diploma. Individualmente, também se destacou em eventos amadores. O currículo é de uma real revelação da modalidade. Mas, é nas redes sociais que Paige Spiranac criou fama e polêmica.

A fama é pela beleza. A polêmica, porque as fotos e vídeos que posta no Instagram foram entendidas por muitos como um meio de se promover não pelo talento, mas pelos atributos físicos.

Rapidamente a imprensa internacional deu seu apelido à golfista. Linda e loura, virou a “Anna Kournikova” do golfe, em referência à musa russa do tênis.

Sites como o Eurosport também já entraram no debate, questionando: “A maneira de Paige perseguir suas ambições no golfe provavelmente vai lhe dar muito dinheiro como celebridade da internet - mas será que ela vai conseguir respeito pelas suas conquistas esportivas?”.

A resposta veio dela própria. Em entrevista ao site Sportsgrid, em que é chamada de nova sex symbol do esporte, ela minimiza o debate e diz que não passa de uma mulher vaidosa, que gosta de maquiagem e veste o que lhe é mais confortável.

“É engraçado. Às vezes eu começo a fazer alongamentos ou algo assim antes de começar a jogar e vem caras assim: ‘ei, docinho, você precisa de ajuda?’. Mas, assim que fou minha primeira tacada... Eles não esperam que eu seja tão boa”, contou ela, já dando um primeiro caso de preconceito que sofre.

Paige explica que não vê por que tantas questões quanto às suas vestes. “Eu malho pela manhã e depois vou direto para o campo de golfe, então só visto uma saia. As pessoas são rápidas em me julgar e dizer que só faço para chamar a atenção, mas essa sou apenas eu usando o que é confortável - e seria um desperdício ir para casa me trocar novamente”, explica a norte-americana.

Resumindo: “Eu não me vejo como sex symbol. Eu gosto de usar maquiagem, é assim que me sinto bem comigo mesmo. E gosto de estar confiante, porque assim jogo melhor. Nunca entendi porque é preciso ser bom em um esporte OU atraente”. À Fox, ela completa: “Você pode ficar linda, vestir o que quiser e ainda ser séria em seu esporte.

Paige Spiranac ainda é amadora, mas leva uma rotina digna de profissional, em busca do sonho de jogar os maiores torneios do circuito. No fim, ainda que a beleza acabe sendo um fator, tudo o que ela quer é que esse fator a ajude a atingir seu objetivo.

“Fico lisonjeada. Mas, o mais animador para mim é usar isso como catalizador para minha carreira profissional. Sou jovem, acabei de completar a faculdade, e ainda tenho muito a fazer, então sei que isso pode me dar recursos para eu continuar evoluindo meu jogo”, concluiu.