Topo

Jogadores e celebridades acusam Trump de trapacear no golfe, diz jornalista

Donald Trump joga golfe em um resort de luxo de sua rede de hotéis em Glasgow, na Escócia - Andy Buchanan/AFP Photo
Donald Trump joga golfe em um resort de luxo de sua rede de hotéis em Glasgow, na Escócia Imagem: Andy Buchanan/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/03/2019 18h50

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é conhecido por ser fanático por golfe. O mandatário se gaba de seu talento, mas é acusado de trapaça por outros jogadores e celebridades que já duelaram com ele.

"Dizer que Donald Trump trapaceia é como dizer que Michael Phelps nada", escreveu o jornalista esportivo Rick Reilly, autor do livro "Comandante na Trapaça: Como o golfe explica Trump, recém-lançado nos EUA. "Ele trapaceia no nível mais alto, quando pessoas estão olhando e quando não estão. Ele trapaceia porque é como ele joga golfe… se está jogando, vai trapacear."

Para começar, no sistema de pontuação preenchido pelos próprios jogadores, Trump se declara com "handicap" 2.8. Isso funciona da seguinte forma: quanto mais baixo esse índice, melhor é o jogador. Para efeito de comparação, o prestigiado Jack Nicklaus, dono de 18 títulos nos EUA, tem 3.4.

"Se Trump é 2.8, a Rainha Elizabeth é atleta do salto com vara", brincou Reilly.

O jornalista entrevistou dezenas de jogadores, tanto amadores como profissionais, para terminar sua obra, e acabou levantando diversos relatos sobre essa característica do presidente. Entre suas "vítimas" estão Tiger Woods, o atual líder do ranking mundial Dustin Johnson e o veterano Brad Faxon. A lista também conta com o ator Samuel L. Jackson, o boxeador Oscar De La Hoya, o músico Alice Cooper e a jogadora profissional de golfe Suzann Pettersen.

O presidente é acusado de alterar o posicionamento de suas próprias bolas e as dos adversários, como fez com o e-comentarista da ESPN americana, Mike Tirico. Segundo o relato, irico mandou uma bola bem perto do buraco, mas, quando chegou lá, ela estava mais distante do alvo do que imaginava - e ele garante ter visto Trump atirar a bola longe.

Além disso, em um jogo em que a etiqueta é tudo, Reilly relata que Trump não costuma tirar o chapéu para cumprimentar seus adversários, o que é sinal de falta de educação no esporte.

Apesar dos tropeços, Reilly diz que Trump é realmente bom no esporte e deixou até Tiger Woods impressionado. O problema é que ele parece incapaz de jogar de acordo com as regras. "E isso revela muito sobre um homem", conclui o jornalista.