Topo

Brasil aproveita fragilidade cubana e consegue fácil vitória na estreia do Mundial de handebol

Ana Paula arremessa contra o gol cubano na vitória do Brasil nesta sexta-feira - Daniel Marenco/Folhapress
Ana Paula arremessa contra o gol cubano na vitória do Brasil nesta sexta-feira Imagem: Daniel Marenco/Folhapress

Luiz Paulo Montes

Em São Paulo

02/12/2011 22h34

Se a atuação não foi das melhores, ao menos valeu pela vitória tranquila. Na estreia do Mundial feminino de handebol, disputado em São Paulo, a seleção brasileira superou a fraca equipe de Cuba por 37 a 21, em jogo válido pelo Grupo C, no ginásio do Ibirapuera. E mesmo com a pouca divulgação do torneio, e o horário nada conveniente (21h), o público não foi dos mais decepcionantes. A organização distribuiu ingressos e conseguiu que ao menos alguns setores ficassem cheios.

No primeiro tempo, o Brasil começou dando sinais de que arrasaria as rivais. Com uma defesa bastante agressiva e rápidos contra-ataques, a equipe comandada pelo dinamarquês Morten Soubak abriu 5 a 1 em menos de três minutos de partida, graças principalmente à experiente Alexandra, segunda maior anotadora da partida, com 7 gols (Fernanda fez 8). As cubanas demonstravam certo nervosismo em quadra e além de dois cartões amarelos nos dois minutos iniciais, tiveram três jogadoras excluídas por dois minutos.


A facilidade para jogar era tanta que as brasileiras começaram a tentar alguns lances mais bonitos. Uns deram certo, como em um belo gol de Deonise. Outros, no entanto, não resultaram em gol. Tanto é que a equipe ficou sem marcar durante oito minutos, entre os 17 e os 25 do primeiro tempo, quando o placar já mostrava 14 a 8. Faltando cinco minutos para o fim da primeira etapa, Dani Piedade mexeu no placar e o time foi para o intervalo com 17 a 11.

No retorno para o segundo tempo, mais concentradas em quadra e sem desperdiçar chances claras, as jogadoras do Brasil conseguiram se distanciar ainda mais no placar ao fazerem quatro gols nos momentos iniciais. E se o destaque do primeiro período foi Alexandra, dessa vez foi a goleira Chana quem se destacou, fazendo boas defesas e proporcionando contra-ataques para o time. Com 10 gols de vantagem no placar na metade do segundo tempo, o time brasileiro só não ampliou ainda mais pois voltou a desperdiçar muitos lances frente a frente com a goleira cubana.

No fim, ainda deu tempo de aumentar a diferença no placar e garantir uma vitória bastante tranquila, apesar do nervosismo da estreia.

O Brasil volta à quadra na próxima segunda-feira, às 19h45 (de Brasília), contra o Japão. Antes disso, porém, o Mundial terá outros jogos no fim de semana, válidos pelos grupos A, com sede em Santos, grupo B, em Barueri, e D, em Sâo Bernardo do Campo.