Topo

Com gol de goleira, Brasil vira no fim e fecha fase de grupos do Mundial de handebol invicto

No último lance do jogo, Babi (esq.) arriscou de longe e virou para o Brasil - Gabriel Inamine / Photo&Grafia
No último lance do jogo, Babi (esq.) arriscou de longe e virou para o Brasil Imagem: Gabriel Inamine / Photo&Grafia

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/12/2011 21h29

Garantida na 1ª colocação do grupo C do Mundial de Handebol Feminino, a seleção brasileira venceu a já eliminada Tunísia de forma dramática e manteve a invencibilidade na fase de classificação, com a vitória por 34 a 33 . O Brasil ficou atrás no placar desde a metade do primeiro tempo e só conseguiu a virada no último lance da partida, com gol da goleira reserva Babi, após arremesso de sua própria área. Com a principais jogadoras poupadas pelo técnico Morten Soubak, a equipe deixou as africanas terminarem o primeiro tempo com vitória por 20 a 16.

Essa é a primeira vez na história do torneio que o Brasil encerra a etapa preliminar na liderança de seu grupo. O feito foi conseguido após vitórias contra Cuba, Japão, França e Romênia. Nas oitavas de final, as brasileiras encaram a Costa do Marfim,  que terminou em 4º no grupo D.  O confronto acontece na segunda-feira.

O equilíbrio prevaleceu até a metade da primeira etapa, quando o placar mostrava 7 a 7. A partir de então, a seleção passou a desperdiçar seus ataques e viu a Tunísia abrir seis gols de diferença, com 18 a 12. Soubak teve que interromoper o jogo e acordar a equipe. No retorno, o time começou uma reação e diminuiu a desvantagem para 20 a 16.

As meninas do Brasil voltaram ligadas para o segundo tempo e, graças à grande atuação da goleira Chana, conseguiram empatar em cinco minutos, por 20 a 20. O técnico tuniasiano foi obrigado a solicitar tempo e, na volta, a equipe entrou no jogo. Lideradas por Marzouk, as tunisianas retomaram a vantagem, com 28 a 24.

A cinco minutos do final do duelo, a história se repetiu e o Brasil empatou novamente, por 31 a 31. Nos 30 segundos finais da partida, quando o placar apontava 33 a 33, a Tunísia foi com tudo para cima e colocou uma goleira-linha. O Brasil conseguiu se defender e, no último lance da partida, a goleira reserva Babi lançou de sua própria área e marcou o gol da virada.

O melhor resultado do Brasil em Mundiais foi um 7º lugar em 2005. Na ocasião, o formato de disputa era diferente e os três primeiros colocados de cada grupo eram redistribuídos em dois grupos de seis. Dentro destes, as duas melhores equipes seguiam para as semifinais.

No outro jogo do grupo C nesta sexta-feira, a França derrotou a Romênia por 39 a 20 e garantiu o 2º lugar.