Topo

Goleira se inspira em Rogério Ceni, faz gols no Mundial de handebol e dedica ao "ídolo"

Babi dedicou os gols marcados a Rogério Ceni, goleiro-artilheiro do São Paulo - Gabriel Inamine / Photo&Grafia
Babi dedicou os gols marcados a Rogério Ceni, goleiro-artilheiro do São Paulo Imagem: Gabriel Inamine / Photo&Grafia

Luiz Paulo Montes

Em São Paulo

13/12/2011 06h00

A goleira Bárbara, conhecida como Babi, começou o Mundial feminino de handebol como titular no Brasil. Depois de boas atuações de Chana,  porém, voltou para a reserva. No entanto, nos dois últimos jogos da seleção, ela chamou a atenção. Além das boas defesas, marcou gols no último segundo das partidas contra a Tunísia e contra a Costa do Marfim, ambos arremessando de sua área. O primeiro deu a vitória ao país contra as tunisianas. Contra as marfinesas, nesta segunda-feira, pelas oitavas de final, acabou não sendo validado depois de muita discussão.

Mesmo assim, o Brasil venceu por 35 a 22 e se garantiu na próxima fase, na qual enfrentará a Espanha, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Babi não se abalou com a anulação do gol. Depois da partida, revelou uma inspiração no são-paulino Rogério Ceni, maior goleiro-artilheiro do mundo. Apesar de ser gaúcha (e gremista, como ela fez questão de ressaltar), a jogadora dedicou os gols marcados ao "ídolo".

BRASIL SE GARANTE NAS QUARTAS EM SP

  • Fabio Braga/Folhapress

    A seleção brasileira está perto de seu melhor resultado na história dos Mundiais. Em jogo válido pelas oitavas de final, o time venceu a Costa do Marfim por 35 a 22 e garantiu-se na próxima fase. É a primeira vez que o Brasil irá jogar as quartas de final. Alexandra foi o destaque, com 10 gols.

"Eu gosto muito do Rogério, de verdade. Além de ser um baita goleiro, é um cara muito humilde, que sabe bem como liderar um grupo. Não é arrogante, prepotente. Ele é ídolo, uma inspiração mesmo, apesar de ser gremista (risos). Ele merece o status e a fama que tem. Pode dedicar meus gols para ele aí ", brincou a brasileira. 

Em jogos pela seleção brasileira, Babi, de 24 anos, nunca tinha marcado antes do Mundial. Mas revelou que durante os treinamentos costuma brincar com as companheiras, em especial com Chana, sua companheira de posição. 

"Sempre foi uma coisa que eu gostei de fazer. Eu olho para o cronômetro, vejo que está acabando o tempo e arremesso. A bola está entrando, por que não arriscar? Toda goleira gosta deste tipo de gol, é uma coisa diferente para a gente. A gente brinca bastante, e na hora que tem a oportunidade não podemos desperdiçar, né. É uma brincadeira que se dá certo a gente comemora", afirmou a camisa 12. Contra a Tunísia, o gol de Babi deu a vitória ao time, por 34 a 33, e ela foi bastante festejada pelas companheiras após o jogo.

Em São Paulo, a seleção está a um passo de conseguir sua melhor participação na história dos Mundiais. Se vencer a Espanha nesta quarta-feira, às 20h, o time se garantirá no mínimo entre os quatro primeiros do torneio. Até hoje, o melhor resultado é um sétimo lugar, em 2005. Nesta edição, o Brasil já fez seis jogos e não perdeu nenhum.

JOGOS DAS QUARTAS DE FINAL - TODOS NO IBIRAPUERA, NESTA QUARTA-FEIRA
11h45 - Rússia x França
14h30 - Angola x Dinamarca
17h15 - Croácia x Noruega
20h - Espanha x Brasil