Topo

Brasil se recupera de má estreia e bate rival Argentina no Mundial

Brasileiros comemoram a vitória por 24 a 20 diante da Argentina no Mundial - Manu Fernandez/AP Photo
Brasileiros comemoram a vitória por 24 a 20 diante da Argentina no Mundial Imagem: Manu Fernandez/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

13/01/2013 13h39

O Brasil vinha de uma derrota na estreia do Mundial para a Alemanha, mas conseguiu se recuperar nesta segunda rodada. A seleção venceu a Argentina por 24 a 20, neste domingo, na Espanha, em confronto equilibradíssimo, e agora dá um bom passo em busca da classificação no grupo A, que também conta com a favorita França, Montenegro, Tunísia e a própria Alemanha.

Nenhuma das duas seleções conseguiu abrir larga vantagem durante toda a partida, o placar sempre alternava com vantagem de um ou dois gols. Apesar disso, o Brasil conseguiu superar algumas exclusões no final da partida e abriu a vantagem de quatro gols nos últimos instantes.

O destaque do jogo foi o armador brasileiro Fernando Pacheco, o Zeba, que marcou nada menos que oito gols.

Com a vitória, Brasil e Argentina ficaram agora com dois pontos cada. Os outros dois jogos do grupo na rodada acontecerão na sequência. A Tunísia enfrenta a Alemanha e a França pega Montenegro. Lembrando que o Mundial conta com 4 grupos de seis seleções, nos quais os melhores quatro colocados de cada grupo avançam para a fase seguinte.

Apesar do equilíbrio, tanto Brasil como Argentina desperdiçaram muitas oportunidades de gol no início da partida. Mas o Brasil começou demonstrando um leve superioridade, e a quase todo momento se encontrou a frente do placar na primeira etapa. Tanto que as equipes foram para o intervalo quando o Brasil vencia por 9 a 8.

Na volta para a etapa final, o Brasil entrou mais desligado e permitiu a virada da Argentina. Por alguns instantes, o treinador Jordi Ribera pode ter até pensado que um novo mau segundo tempo - assim como no jogo de estreia diante da Alemanha - poderia comprometer o resultado final da partida.

Mas aos poucos a seleção brasileira foi retomando a calma e conseguiu novamente equilibrar a partida. Nos dez minutos finais o Brasil conseguiu abrir 20 a 17. Quando tudo parecia caminhar bem, duas exclusões nos minutos finais assustaram os brasileiros, que ficaram desfalcados em quadra. Os argentinos aproveitaram o momento, pressionaram o Brasil e diminuíram a vantagem novamente para apenas um gol, 21 a 20.

Só que a reação parou por aí. O Brasil recuperou seus jogadores em quadra, acertou bons contra-ataques e definiu a partida pelo placar de 24 a 20.

Na próxima rodada do grupo A, na terça-feira, o Brasil enfrentará a França, o adversário mais difícil do grupo e talvez de toda a competição. Já os argentinos medirão forças com a Alemanha.

RESULTADOS DESTE DOMINGO

GRUPO A
Brasil 24 x 20 Argentina; Alemanha 23 x 25 Tunísia; França 32 x 20 Montenegro
GRUPO B
Chile 22 x 38 Islândia; Catar 30 x 34 Macedônia; Rússia x Dinamarca (17h15)