Topo

Brasil faz jogo duro contra a Rússia, mas perde e é eliminado do Mundial

Arthur Patrianova tenta a finalização na partida contra a Rússia, pelas oitavas do Mundial - José Jordan/AFP Photo
Arthur Patrianova tenta a finalização na partida contra a Rússia, pelas oitavas do Mundial Imagem: José Jordan/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

20/01/2013 16h11

O Brasil teve grande atuação na partida deste domingo contra Rússia, mas acabou derrotado e eliminado do Mundial Masculino de Handebol. Em jogo muito disputado, os russos venceram nos minutos finais por 27 a 26. Mesmo assim, o Brasil já conquistou a melhor colocação de sua história no Mundial, sendo, no mínimo, o 15º colocado.

A seleção brasileira começou o jogo em desvantagem, mas não se intimidou com os russos, encostou no placar e manteve a partida disputada até o último minuto, quando sucumbiu à superioridade russa.

Conhecidos pela boa defesa e pela força física, os russos eram os favoritos para a partida, mas encontraram brasileiros cheios de vontade de vencer e tiveram dificuldade em garantir a vaga para a próxima fase. A maior vantagem que a Rússia obteve sobre o Brasil na partida foi de dois gols, no início da primeira etapa, quando o placar marcou 11 a 9 para os russos. Os brasileiros, porém, conseguiram empatar o jogo e terminar o primeiro tempo em 14 a 14.

Variando entre herói  e vilão durante a partida, Felipe Borges foi o maior goleador do Brasil, com seis gols. O ponta esquerda, porém, perdeu um tiro de sete metros importante nos minutos finais de jogo e, em seguida, acabou expulso de quadra. Quando o cronômetro marcava 28 minutos e meio no segundo tempo de jogo, Borges deixou o Brasil com um a menos em quadra. O placar estava 27 a 25 para os russos e o armador Fernando José conseguiu diminuir com um belo gol da linha dos nove metros, mas não foi o suficiente e o Brasil acabou eliminado.

Apesar da derrota e de apontar falhas da equipe na defesa e no ataque, o técnico Jordi Ribera disse ter ficado orgulhoso da atuação brasileira.

"Quero felicitar a Rússia pela classificação. Quem diria que hoje estaríamos tristes por cair diante de uma equipe tão forte. Tivemos méritos iguais aos deles  e com chances iguais de passar às quartas de final. A equipe teve uma entrega total durante 60 minutos, jogou com técnica e tática em momentos determinados. Nos faltou alguma coisa na defesa, talvez tenhamos sido um pouco brandos demais. Cometemos alguns erros de ataque, mas estou orgulhoso", declarou após a partida.

A Rússia busca seu terceiro título mundial neste ano na Espanha. A equipe campeã olímpica em 2000 ficou fora dos Jogos de Londres em 2012, assim como a seleção brasileira -  os brasileiros perderam a final do Panamericano de 2011 para a Argentina e a vaga para Londres. O Brasil não possui nenhum título mundial e o melhor desempenho da seleção até hoje foi um 16ª lugar na competição de 1958. Nesta edição o Brasil garantiu sua melhor colocação da história, tendo garantido, no mínimo, o 15º lugar. A colocação oficial do país na competição só será definida na próxima segunda-feira, quando terminam os jogos das oitavas de final.