Topo

Brasil vence a primeira em resultado inédito no Mundial

Do UOL, em São Paulo

19/01/2015 13h34

A seleção brasileira de handebol conseguiu sua primeira vitória no Mundial masculino do Qatar. Mas foi por pouco. Com grande atuação do goleiro Cesar Almeida, o Bombom, e do ponta Felipe Borges, com oito gols e eleito o melhor do jogo, e um cochilo no meio do segundo tempo, o time comandado pelo espanhol Jordi Ribera derrotou Belarus por 34 a 29. Agora, o time tem pela frente a Eslovênia, na quarta-feira (21) às 12h, e o Chile, na sexta. Para se classificar, precisa vencer pelo menos um dos dois confrontos.

A vitória verde-amarela marcou, também, a primeira derrota de um europeu para times de outro continente no Mundial. Maior potência da modalidade no planeta, os europeus dominam o torneio até agora. Quem tinha chegado mais perto de uma vitória até agora tinha sido a Argentina: na primeira rodada do Grupo D, os hermanos empataram em 24 a 24 com a Dinamarca.

O jogo, apesar da vitória sul-americana, teve um ponto negativo. Artilheiro do Brasil até agora no Mundial, o ponta Fábio Chiuffa marcou cinco gols no primeiro tempo e jogou apenas nos dez minutos finais do segundo tempo – para marcar mais três vezes. A seleção sentiu a ausência e, até o meio do segundo tempo, levou sufoco dos europeus: após terminar a primeira etapa com quatro gols de vantagem (15 x 11), Belarus chegou a ter só um gol atrás do placar.

Outro destaque da vitória foi a boa atuação de dois veteranos que, até agora, não tinham se encontrado no Mundial. Zeba e Japa, que perderam seus lugares no time para os novatos João Silva e Zé Guilherme Toledo, foram importantíssimos no primeiro tempo, quando o time abriu, pela primeira vez, vantagem de cinco gols. Japa, por exemplo, marcou quatro vezes.