Topo

Duda Amorim concorre a prêmio de melhor do mundo no handebol em 2014

Armadora brasileira foi eleita melhor jogadora do Mundial de 2013, vencida pelo Brasil - Cinara Piccolo/Photo&Grafia
Armadora brasileira foi eleita melhor jogadora do Mundial de 2013, vencida pelo Brasil Imagem: Cinara Piccolo/Photo&Grafia

Do UOL, em São Paulo

13/02/2015 18h07

Duda Amorim, armadora esquerda da seleção brasileira feminina de handebol, foi indicada nesta sexta-feira ao prêmio de melhor jogadora do mundo em 2014 na modalidade. A premiação é promovida pela própria Federação Internacional de Handebol (IHF).

A IHF escolheu cinco atletas como finalistas, diante da votação de um júri especializado. Duda, única atleta nascida fora da Europa entre as finalistas, concorre com Cristina Neagu (Romênia), Isabelle Gulldén (Suécia), Marta Mangué (Espanha) e Heidi Loke (Noruega).

A eleição masculina, por sua vez, conta apenas com atletas europeus: Nikola Karabatic, Thierry Omeyer (ambos da França), Joan Cañellas (Espanha), Mikkel Hansen (Dinamarca) e Domagoj Duvnjak (Croácia).

Os vencedores das duas categorias serão definidos por eleição aberta ao público até o próximo dia 20. Os votos podem ser dados pela internet.

Duda Amorim foi campeã mundial pela seleção brasileira em 2013, quando foi eleita a melhor jogador da competição. Além disso, conquistou duas vezes a Liga dos Campeões da Europa pelo Györ Audi ETO, da Hungria.

“Estou muito feliz. É mais um desejo que se concretiza na minha vida. Além disso, me dá ainda mais ânimo de seguir trabalhando e vontade de voltar para as quadras. Desde que fui jogar na Europa tenho esse sonho”, disse Duda Amorim, que se recupera no Brasil de uma lesão que sofreu no joelho em novembro, quando defendia a seleção brasileira.

Duda Amorim pode ser a segunda brasileira da história a conquistar o título de melhor do mundo – em 2012, Alexandra Nascimento foi a escolhida. Ciente da concorrência, a armadora elogia as adversárias, mas pede o apoio dos torcedores do Brasil na votação.

“ Vamos fazer uma campanha com a família, os amigos e o público para ver se conseguimos chegar mais perto do primeiro lugar”, brincou.