Topo

Brasileira é eleita a melhor jogadora de handebol do mundo em 2014

Duda Amorim é uma das principais jogadoras da seleção brasileira - AP Photo/Darko Vojinovic
Duda Amorim é uma das principais jogadoras da seleção brasileira Imagem: AP Photo/Darko Vojinovic

Do UOL, em São Paulo

25/02/2015 11h49

A brasileira Duda Amorim, uma das principais atletas da seleção brasileira, foi eleita a melhor jogadora do planeta em 2014. Em eleição realizada no site da Federação Internacional de Handebol (IHF, em inglês), ela recebeu 35,2 % dos votos, superando a romena Christina Neagu (25,8%) e  a norueguesa Heide Loke (16,8%).

A votação, que foi realizada entre os dias 13 e 20 de fevereiro, contou com a participação de mais de 55 mil pessoas ao redor do planeta.

Esta é a segunda vez que uma jogadora brasileira recebe a honraria oferecida pela IHF. Em 2013, Alexandra Nascimento foi premiada em virtude da sua atuação na temporada de 2012.

Este é o segundo grande prêmio de destaque ganho por Duda, de 28 anos. Em 2013, a lateral-esquerda havia sido eleita a MVP (Melhor Jogadora) do Mundial da Sérvia, competição na qual o Brasil ficou com o título.

Duda defende desde 2009 o Gyori ETO KC, da Hungria. No ano passado, ela se tornou bicampeã da Liga dos Campeões da Europa e  entrou para a seleção do campeonato continental de clubes. Além disso, foi indicada ao prêmio do melhor do mundo de 2014 de um site francês especializado em handebol.

No momento, Duda se recupera de uma cirurgia a qual teve de ser submetida para reparar o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. A atleta se lesionou em amistoso da seleção brasileira com a Tunísia em novembro do ano passado.

A data da cerimônia da premiação será divulgada nos próximos dias pela Federação Internacional.

Entre os homens, o vencedor foi o sérvio naturalizado francês Nikola Karabatic. Ele teve 33,7% dos votos, superando o dinamarquês Mikkel Hensen (21%) e o compatriota Thierry Omeyer (19,5%).