Topo

Filme com Caio Castro aposta em sucesso fora do pódio para elevar judô

Ator Caio Castro posa para foto ao lado do judoca Max Trombini - Rodrigo Farah/UOL
Ator Caio Castro posa para foto ao lado do judoca Max Trombini Imagem: Rodrigo Farah/UOL

Rodrigo Farah

Do UOL, em São Paulo

12/03/2013 06h00

O judô brasileiro terá o seu primeiro grande filme em 2013, mas ele não será sobre a conquista de medalhas olímpicas ou algum superatleta. Coproduzida por Fernando Meirelles, a adaptação do livro “Aprendiz de Samurai” começou a ser gravada nesta semana com o astro global Caio Castro para mostrar uma história de sucesso nos bastidores do esporte, sem grandes vitórias ou glórias no tatame.

O ator interpretará o judoca Max Trombini, que conta em seu livro como usou a arte marcial para escapar de uma infância humilde e conturbada até se tornar um dos principais técnicos do país. “O judô te ajuda a crescer como ser humano. Ensina disciplina e cria um espírito forte. Esta é uma história na qual todos podem se identificar, assim como aconteceu comigo”, comentou Caio Castro.

Filho de um imigrante italiano, Max foi abandonado pelo pai ainda jovem e acabou criado pela mãe e pelo avô, que faleceu quando ele tinha 11 anos. Revoltado, o jovem se envolveu em confusões e brigas na rua até começar a praticar o judô em sua cidade natal, Ubatuba, e depois em Bastos, no interior de São Paulo.

Foi então que Max passou a dedicar a vida totalmente à modalidade, se tornando uma referência no judô e jiu-jitsu. Além de treinar atletas como Quinton Rampage Jackson e Felipe Sertanejo, do UFC, ele chegou a ser procurado até mesmo pela seleção japonesa de judô para passar seus ensinamentos.

“O filme não conta a história de um campeão olímpico, mas sim de uma pessoa que aprendeu os códigos de honra e ética com o esporte. As medalhas enferrujam, mas o que você aprende dentro do tatame, leva para a vida toda. O campeão é apenas um em um milhão. Esta é a história de uma pessoa que conseguiu ter uma vida digna graças ao esporte”, comentou Max Trombini.


O longa-metragem é dirigido por Stefano Capuzzi e é patrocinado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Além de Caio Castro, o filme contará com uma série de outras estrelas da televisão brasileira, como Sabrina Sato, Domingos Montagner, Suzana Pires, Tatu Gabus Mendes, Moacyr Franco, entre outros. Atletas como Tiago Camilo e Demian Maia também participarão do projeto.

Caio Castro realizou uma preparação intensa para viver o personagem. Ele participou de treinos quase diários de judô ao longo de três meses e visitou alguns dos centros mais tradicionais da modalidade, como a Associação de Judô Vila Sônia. Além disso, ficou todo o período grudado em Max Trombini para aprender mais sobre o verdadeiro “Aprendiz de Samurai”.

A reportagem do UOL Esporte acompanhou exclusivamente o primeiro dia de gravações no último domingo, em São Paulo. Caio Castro filmou por quase 12 horas seguidas uma série de cenas levando e aplicando ippons em um dos campeonatos disputados por seu personagem.

Apesar de ter praticado judô por sete anos na infância, o astro da Globo enfrentou rivais bem mais graduados ao longo do treinamento e, quando chegou o início da filmagem, rejeitou qualquer uso de dublês. “Aprender a cair faz parte do treinamento. Apanhei mais do que ganhei, mas já valeu muito”, afirmou.

A princípio, a gravação deve durar até dois meses para que o filme possa estrear a tempo do Campeonato Mundial de Judô, sediado no Rio de Janeiro no fim de agosto deste ano. A CBJ tem intenção de realizar uma exibição especial do longa-metragem durante o evento.

“Levei quatro anos para escrever o Aprendiz de Samurai e pensava que se uma pessoa lesse o livro já estaria bom. Foi um desabafo da minha vida e ainda não caiu a ficha do que está acontecendo”, completou Max Trombini, que também trabalha na produção além de realizar uma ponta no filme.