UOL Esporte Lutas
 
Ina Fassbender/Reuters

Vitali Klitschko (d) acerta o polonês Albert Sosnowski em sua última defesa de cinturão

18/08/2010 - 07h43

Vitali Klitschko defenderá cinturão contra último campeão mundial dos EUA

Das agências internacionais
Em Berlim (ALE)

O campeão mundial dos pesos pesados pelo Conselho Mundial de Boxe Vitali Klitschko definiu seu próprio desafiante pelo título. O ucraniano defenderá o cinturão contra o ex-campeão Shannon Briggs, dos Estados Unidos.

Veterano de 38 anos, um a menos que Vitali, Briggs é o último norte-americano a deter um título dos pesos pesados. A categoria está em crise nos EUA, perdendo prestígio justamente pelo fato de os cinturões estarem com europeus: Vitali, o irmão Wladimir Klitschko (OMB e FIB) e o britânico David Haye (AMB).

O duelo está marcado para o dia 16 de outubro, sendo realizado na cidade alemã de Hamburgo, país em que os irmãos Klitschko tem mandado a maior parte de seus combates.

O norte-americano foi campeão em 2006, quando venceu por nocaute técnico Siarhei Liakhovich, de Belarus. O reinado só durou uma luta, já que perdeu em seguida para Sultan Ibragimov, da Rússia.

Briggs teve problema com teste antidoping em 2009. No entanto, retornou com três vitórias nesta temporada - em um espaço de apenas um mês e meio - e totaliza 51 vitórias (45 nocautes), cinco derrotas e um empate. Lutou contra nomes como George Foreman (venceu), Frans Botha (empatou) e Lennox Lewis (perdeu).

“Ele tem muita experiência, lutou significativamente mais combates como profissional e tem um dos socos mais fortes entre os pesos pesados”, disse Vitali Klitschko, que tem 40 vitórias (38 nocautes) e duas derrotas.

Desde que retornou de aposentadoria, Klitschko voltou diretamente ao posto de campeão, ao vencer Samuel Peter, da Nigéria. Depois disso, foram mais quatro vitórias. O ucraniano ainda negocia para no futuro enfrentar David Haye, pelo único título que falta à família Klitschko, mas as conversas seguem complicadas pela falta de acerto entre os empresários.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host