UOL Esporte Lutas
 
07/12/2010 - 18h22

Tyson, Julio Cesar Chavez e 'Rocky Balboa' entram para o Hall da Fama do boxe

Das agências internacionais
Em Nova York (Estados Unidos)
  • Polêmico, Mike Tyson será um dos homenageados pelo Hall da Fama do boxe na classe de 2011

    Polêmico, Mike Tyson será um dos homenageados pelo Hall da Fama do boxe na classe de 2011

O ex-campeão mundial dos pesos pesados Mike Tyson será um dos agraciados com um lugar no Hall da Fama do boxe em 2011. Além do polêmico pugilista, o multicampeão Julio Cesar Chaves e o ator Sylvester Stallone, que interpretou Rocky Balboa nos cinemas, receberão a homenagem.

Nos anos 80, Tyson se tornou o mais jovem pugilista a obter um cinturão dos pesos pesados ao derrotar Trevor Berbick e conquistar o título do Conselho Mundial de Boxe. Ainda unificou os cinturões da Federação Internacional de Boxe e da Associação Mundial de Boxe.

Tyson, porém, acumulou polêmicas dentro e fora dos ringues. Foi preso em 1992 e cumpriu três anos de pena. Em um combate contra Evander Holyfield, em 1997, mordeu a orelha do oponente e acabou desclassificado. A atitude rendeu uma punição de um ano de suspensão.

Outro homenageado da turma, Julio Cesar Chaves foi cinco vezes campeão mundial em três categorias diferentes e manteve uma invencibilidade de 90 lutas. Fora dos ringues, porém, enfrentou problemas com o Fisco nos Estados Unidos e correu o risco de ser extraditado, além de várias disputas conjugais na Justiça.

A lista de agraciados pelo Hall da Fama ainda conta com Sylvester Stallone, que nunca foi um pugilista de verdade. O ator, porém, ajudou a popularizar ainda mais a modalidade com o personagem Rocky Balboa, que rendeu uma série de seis filmes.

A classe de 2011 do Hall da Fama do boxe ainda conta com o técnico mexicano Ignacio ‘Nacho‘ Beristain, o árbitro norte-americano Joe Cortez, o dirigente John Gully, o promotor de eventos A.F. Bettinson e os pugilistas Kostya Tszyu, Pal Moore, Jack Root e Dave Shade. A homenagem será feita em uma cerimônia na cidade de Canastota, no dia 12 de junho de 2011.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host