Topo

Vitali Klitschko abre nova era de hegemonia familiar contra 'baixinho' polonês

Ex-campeão em categorias inferiores, Adamek desafia o "gigante" Vitali 15 cm mais alto - EFE
Ex-campeão em categorias inferiores, Adamek desafia o 'gigante' Vitali 15 cm mais alto Imagem: EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/09/2011 07h00

Por anos os irmãos Klitschko esperaram para concretizar a hegemonia dos pesos pesados do boxe. O feito veio no último mês de julho, quando o caçula Wladimir venceu David Haye e conquistou o cinturão que restava à família. Neste sábado, o irmão mais velho Vitali faz o primeiro combate desde aquela conquista, e terá um aguardado duelo da categoria, contra o polonês Tomasz Adamek.

VITALI E WLADIMIR DOMINAM CATEGORIA

  • AP

    Feito inédito na história dos pesos pesados, desde julho dois irmãos dominam os quatro cinturões da categoria. Vitali Klitschko é o campeão do Conselho Mundial e o caçula Wladimir detém os outros três: depois de ganhar os da Organização Mundial e da Federação Internacional de Boxe, ele faturou o da Associação Mundial. Para isso, venceu em um duelo feio, por pontos, o britânico David Haye.

O confronto já era previsto durante os últimos anos e está confirmado para ocorrer na casa de Adamek, na Polônia, em um estádio de futebol do país. Enquanto Klitschko terá sua sétima defesa do cinturão do Conselho Mundial de Boxe, o desafiante chega como ex-campeão dos cruzadores e dos meio-pesados, mas com grande desvantagem na parte física.

Adamek optou por uma trajetória semelhante à do ex-campeão David Haye, ao subir gradualmente de categoria. No entanto, fisicamente tem um claro obstáculo frente ao corpulento Vitali, conhecido justamente por usar o porte físico como um trunfo sobre o ringue, evitando os ataques dos oponentes - qualidade que virou vilã, pela falta de espetáculo em suas lutas.

Enquanto o ucraniano mede 2,02 m e pesa cerca de 112 kg, Adamek é 15 centímetros mais baixo, e nunca lutou com mais de 100 kg - para se ter uma ideia, em seu início de carreira o polonês ia para a balança com 80 kg.

“Eu não tenho medo de ir ao ringue contra um cara grande”, afirmou à ESPN.com Adamek, que só perdeu uma vez em 45 lutas. Ele inclusive escolheu alguns de seus últimos rivais de forma a encarar desafiantes maiores. “Eu sou mais ágil. Velocidade é força. Velocidade é tudo. Sempre me disseram que eu era pequeno para minhas categorias, e sempre provei o contrário.”

Como lhe é comum, Vitali fugiu das previsões de mais uma vitória - ele e Wladimir não têm sido ameaçados nos últimos anos e têm dominado seus oponentes. “Este é o meu combate mais duro dos últimos anos. Depois do que meu irmão fez (com Haye), é a minha vez. Tomasz é atualmente o melhor entre os pesados”, analisou.

A única derrota de Adamek aconteceu em 2007, quando ele perdeu o cinturão dos meio-pesados para Chad Dawson. Já Klitschko não tem seu queixo testado de fato desde que perdeu para Lennox Lewis, em 2003, seu último revés.

* A ESPN Brasil anuncia transmissão do combate, em reprise, às 0h15 de sábado para domingo.