Topo

Ucraniano vence nas semi e pugilista brasileiro enfim garante vaga para Londres

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/10/2011 12h41

O pugilista brasileiro Robson Conceição pode sorrir novamente. Após ter sua vaga para Londres retirada no "tapetão", o brasileiro contou com a ajuda do ucraniano Vasyl Lomachenko, que passou para a final do Mundial até 60kg nesta sexta-feira, e mais uma vez está classificado para o Jogos Olímpicos do ano que vem. Classificam-se para Londres os oito primeiros colocados mais os dois lutadores que foram derrotados para os finalistas nas oitavas de final. Lomachenko garantiu a vaga após derrotar nas semi o italiano Domenico Valentino por 17 a 11. Na final, o ucraniano defenderá o título contra o cubano Yasnier Toledo.

Anteriormente, Robson já havia conquistado a vaga ao derrotar o próprio Lomachenko, atual campeão olímpico e mundial, nas oitavas de final, por 20 a 19, na última terça-feira. Entretanto, após pedido dos representantes do atleta ucraniano em revisar a luta, a Federação considerou Lomachenko o vencedor ao alegar que o europeu havia sido penalizado injustamente por um golpe baixo que não ocorreu e que Robson não foi punido pelas demasiadas quedas durante a luta.

Junto de Robson, o Brasil já classificou outros dois boxeadores para os próximos Jogos Olímpicos - Esquiva Falcão (até 75kg) e Everton Lopes (até 64kg). Os brasileiros eliminados no Mundial de Baku terão outra oportunidade de garantirem suas vagas para Londres só no próximo ano. Meses antes da Olimpíada acontecerá o pré-Olímpico das Américas, quando o país tentará bater o número de seis atletas nos Jogos, alcançado em Pequim, em 2008. Na história das Olimpíadas, o Brasil tem na modalidade apenas uma medalha de bronze, conquistada na Cidade do México, em 1968, por Servílio de Oliveira.