publicidade

Topo

Entidade causa polêmica ao sugerir que boxeadoras usem saias em Londres-2012

No Pan-2011, em Guadalajara, as boxeadoras usaram os tradicionais shorts coloridos - Arnulfo Franco/AP
No Pan-2011, em Guadalajara, as boxeadoras usaram os tradicionais shorts coloridos Imagem: Arnulfo Franco/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/11/2011 16h50

O boxe feminino foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos pela primeira vem em Londres-2012, mas a celebração deu espaço à polêmica quando, na última sexta-feira, a Federação Internacional de Boxe sugeriu que as atletas usassem minissaias durante os combates na capital inglesa.

A sugestão foi feita durante encontro na sede da entidade em Lauzanne, na Suiça. “A Aiba está buscando o consenso mundial da família do boxe e do público em geral para este tema”, afirmou em nota oficial. A proposta surgiu como sugestão do relatório sobre mídia e boxe encomendado pela entidade.

A Aiba ainda não se pronunciou de forma definitiva sobre o tema, mas no mundo do boxe as reações foram as piores possíveis. As atletas, que por anos ouviram que o boxe era um esporte violento e sangrento demais para mulheres, interpretam a ideia como machista, entre outras críticas.

“Eu não vou usar minissaias. Eu não uso saias nem quando saio à noite, então certamente não vou usá-las no ringue”, rebateu a irlandesa Katie Taylor, três vezes campeã mundial de boxe. No torneio europeu, realizado no mês passado, na Holanda, atletas de Polônia e Romênia vestiram saias nos combates.

A ideia da Aiba se assemelha à sugestão feita por Sepp Blatter, da Fifa, em 2004, que propôs que as atletas de futebol feminino usassem shorts mais apertados para aumentar a popularidade do esporte. A Fiba, entidade mundial de basquete, também cogitou obrigar suas atletas a usar uniformes padronizados que valorizassem as formas do corpo feminino.

4 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Ricardo Costa

O atleta pratica seu esporte para COMPETIR. Já o empresário, financia o esporte e o atleta para LUCRAR. O que pode ser visto como um atitude machista é, na verdade, uma jogada de marketing. A valorização do corpo feminino terá, do ponto de vista do empresário, uma atração maior pelo esporte pelo lado masculino, que é consumidor em maior número. Resumindo: puro capitalismo.

Lucas Tazinafo

Vai ver é só um mal-entendido. Essa saia que eles dizem provavelmente vai ficar sobre um short feminino, não tem nada de errado aí. Se for ver, na verdade, vai dar um ar de delicadeza ao esporte considerada para brutos. Ninguém vai mostra a calcinha pra ninguém ao ser nocauteada, vai ter algo por baixo.