Topo

Entidade causa polêmica ao sugerir que boxeadoras usem saias em Londres-2012

No Pan-2011, em Guadalajara, as boxeadoras usaram os tradicionais shorts coloridos - Arnulfo Franco/AP
No Pan-2011, em Guadalajara, as boxeadoras usaram os tradicionais shorts coloridos Imagem: Arnulfo Franco/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/11/2011 16h50

O boxe feminino foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos pela primeira vem em Londres-2012, mas a celebração deu espaço à polêmica quando, na última sexta-feira, a Federação Internacional de Boxe sugeriu que as atletas usassem minissaias durante os combates na capital inglesa.

A sugestão foi feita durante encontro na sede da entidade em Lauzanne, na Suiça. “A Aiba está buscando o consenso mundial da família do boxe e do público em geral para este tema”, afirmou em nota oficial. A proposta surgiu como sugestão do relatório sobre mídia e boxe encomendado pela entidade.

A Aiba ainda não se pronunciou de forma definitiva sobre o tema, mas no mundo do boxe as reações foram as piores possíveis. As atletas, que por anos ouviram que o boxe era um esporte violento e sangrento demais para mulheres, interpretam a ideia como machista, entre outras críticas.

“Eu não vou usar minissaias. Eu não uso saias nem quando saio à noite, então certamente não vou usá-las no ringue”, rebateu a irlandesa Katie Taylor, três vezes campeã mundial de boxe. No torneio europeu, realizado no mês passado, na Holanda, atletas de Polônia e Romênia vestiram saias nos combates.

A ideia da Aiba se assemelha à sugestão feita por Sepp Blatter, da Fifa, em 2004, que propôs que as atletas de futebol feminino usassem shorts mais apertados para aumentar a popularidade do esporte. A Fiba, entidade mundial de basquete, também cogitou obrigar suas atletas a usar uniformes padronizados que valorizassem as formas do corpo feminino.