Topo

Esquiva agradece boxeador reaparecido por ajudar a conquistar medalha e estranha sumiço

Esquiva (foto): "O David Lourenço é calmo, esforçado e me ajudou a ganhar a prata" - REUTERS/Murad Sezer
Esquiva (foto): 'O David Lourenço é calmo, esforçado e me ajudou a ganhar a prata' Imagem: REUTERS/Murad Sezer

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

16/08/2012 14h07

Medalhista de prata na Olimpíada de Londres, Esquiva Falcão foi envolvido indiretamente nos 6 dias em que o boxeador David Lourenço ficou desaparecido. Explica-se: o pai de David declarou ao UOL Esporte que a ausência do filho nos Jogos Olímpicos abalou o filho e motivou o jovem de 20 anos a fugir de casa. E a única vaga da categoria para o torneio ficou com Esquiva Falcão.

ATLETA REAPARECE APÓS 6 DIAS; PAI DIZ QUE AUSÊNCIA NOS JOGOS ABALOU FILHO

  • Reuters

    O campeão mundial juvenil de boxe David Lourenço da Costa, de 20 anos, retornou à sua residência nesta quinta-feira de madrugada após seis dias desaparecido. O pai do atleta, Ailton Cardoso de Deus, contou ao UOL Esporte que o filho ficou muito depressivo por não ter ido à Olimpíada de Londres. Abalado por não participar dos Jogos, o boxeador passou 6 dias na casa de um amigo.

Apesar da grande concorrência interna, Esquiva e David Lourenço são amigos, treinam juntos e estão na categoria peso médio. 

Em contato com a reportagem, o boxeador medalha de prata disse que David é uma pessoa tranquila e batalhadora, não vê traços de uma pessoa depressiva e estranhou a decisão de David.

“Eu estranhei quando vi na internet que ele tinha sumido. Falei com os amigos nossos sobre o que poderia ter acontecido, já que ele é bem tranquilo, esforçado”, disse Esquiva, por telefone.

Esquiva acrescenta que David foi decisivo para a conquista da medalha na Olimpíada, pois ambos fizeram toda a preparação juntos. Eles treinam no Centro de Treinamento da CBBoxe, em Santo Amaro, São Paulo.

“Sempre convivi com ele. Quando eu estou disputando, ele me ajuda demais, assim acontece quando ele é quem disputa. Por exemplo, eu fui com ele para Dubai só para ser o sparing dele na Olimpíada da Juventude. No boxe, nós nos ajudamos muito. Ele me ajudou bastante no treinamento para Londres. Até dias antes de eu viajar, treinamos muito”, comentou Esquiva.

Apenas um boxeador da categoria poderia representar o país nos Jogos Olímpicos. Esquiva venceu a seletiva, que tinha também David Lourenço da Costa.

“A gente é amigo. Sempre dizemos um ao outro: ‘não queremos briga por ter apenas uma vaga para nós dois’. Mas nos ajudamos muito. Ele mesmo me ajudou demais na minha preparação para a Olimpíada. Sempre treinamos juntos”, declarou Esquiva.