Topo

Leandro Cunha sofre ippon e repete prata no Mundial de judô em Paris

Leandro Cunha perde a medalha de ouro no Mundial de Paris pela categoria até 66 kg - Yves Herman/Reuters
Leandro Cunha perde a medalha de ouro no Mundial de Paris pela categoria até 66 kg Imagem: Yves Herman/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/08/2011 12h46

O brasileiro Leandro Cunha, o Coxinha, teve a chance de brigar pelo ouro da categoria até 66 kg do Campeonato Mundial de judô nesta terça-feira, mas acabou sofrendo um ippon do japonês Masashi Ebinuma em Paris, na França. Ele já tinha sido vice-campeão no Mundial do ano passado, quando bateu nas oitavas de final justamente o adversário japonês que foi seu algoz em Paris.

“Fico feliz em dar continuidade aos bons resultados do João Derly (bicampeão mundial) na categoria. Mas, mais do que isso, estou escrevendo o meu nome na história. Duas finais seguidas é para poucos”, comemorou.

Esta foi a sexta vez que um brasileiro foi prata em Mundiais. Além de Coxinha, Aurélio Miguel (1993 e 1997), Mayra Aguiar (2010) e Leandro Guilheiro (2010) perderam em finais do torneio.

SARAH MENEZES LEVA BRONZE EM PARIS

  • Charles Platiau/Reuters

    Primeira mulher brasileira a subir ao tatame no primeiro dia do Mundial de Paris, a judoca Sarah Menezes, de 21 anos, conquistou nesta terça-feira a medalha de bronze na semifinal da categoria até 48 kg ao bater a francesa Frederique Jossinet.

Em sua campanha até a semifinal o judoca brasileiro venceu duas lutas aplicando ippon, contra o georgiano Shalva Kardava e o britânico Colin Oates, além de vencer com yuko nos duelos com o armênio Armen Nazaryan e o sul-coreano Jeong-Hwan An.

Na disputa da semifinal, Leandro Cunha encontrou uma luta mais defensiva diante do esloveno Rok Draksic e contou com duas punições ao rival por falta de combatividade para somar um yuko e administrar a vitória até se garantir na decisão em que enfrenta o japonês Masashi Ebinuma.

Leandro Cunha tentava a conquista do quinto ouro de brasileiros em Mundiais para se igualar a João Derly (campeão em 2005 e 2007), Tiago Camilo e Leandro Guilheiro (vencedores em 2007).