Topo

Família de lutador morto no México sinaliza perdão a autor de golpe fatal

Do UOL, em São Paulo

24/03/2015 19h41

A família de Pedro Aguayo Ramirez, morto na última sexta em decorrência de um trauma cervical durante um combate de luta livre, segue abalada pela tragédia. Após o funeral, a mãe do lutador agradeceu o apoio recebido e pediu compreensão dos jornalistas ao anunciar que ninguém falaria sobre o ocorrido. O médico do atleta, porém, atuou como uma espécie de porta-voz e sinalizou um entendimento entre os Ramirez e Rey Mysterio, autor do golpe que o vitimou.

“Nós, como familiares de Pedro, queremos agradecer a todos vocês por todo o carinho e respeito que sempre demonstraram por ele. Vocês entenderão que não estamos em condições de dar declarações a respeito da morte de Pedro, mas o doutor Mario Garcia Orozco, como família e profissional, poderá clarear todas as suas dúvidas”, disse Luz Ramírez, em entrevista coletiva reproduzida pelo jornal Excelsior, do México.

Pedro morreu em uma disputa de “lucha libre”, o combate ensaiado que é febre no México. A luta da última sexta ocorreu em Tijuana e chocou pessoas de todo o mundo pela força das imagens. Gravações da disputa que caíram na internet mostram “El Hijo del Perro Aguayo”, apelido de Ramirez, recebendo uma sequência de golpes que o deixam desacordado, nas cordas do ringue.

Os demais lutadores e até os árbitros demoram mais de 2min para perceberem a gravidade do ocorrido. Uma hora após o choque, Pedro Aguayo Ramirez foi declarado morto por conta de uma parada cardiorrespiratória, causada pelo trauma cervical provocado pelos golpes de Rey Mysterio, lutador que vem sofrendo uma espécie de perseguição virtual desde a tragédia. No funeral, segundo o médico e porta-voz da família, ele teve contato com os Ramirez.

“Houve uma conversa muito emotiva, em que estiveram don Pedro Aguayo [pai homônimo da vítima e famoso ex-lutador], a senhora Luz Ramirez, Rey Mysterio, Konnan [outro lutador que estava no ringue] e os irmãos de Pedro. Posso dizer que foi uma comunhão em que existiram lágrimas, abraços e manifestações de amor”, disse Garcia Orozco, acrescentando o resultado da conversa.

“Era o que necessitavam tanto Rey Mysterio como Konnan, e a família também lidou com alguns sentimentos. Todos entenderam que foi um acidente, que é parte da luta”, completou o médico, segundo o jornal El Universal

Desde que a tragédia tornou-se pública, Mysterio tem sido chamado de assassino e chegou a ser ameaçado nas redes sociais. Paralelamente, teve de enfrentar um boato de que teria sido preso preventivamente por homicídio culposo. A história foi desmentida pelo tio do lutador, que compareceu ao funeral de Pedro Ramirez, fez parte da “guarda de honra” que carregou o caixão e mostrou-se bastante sensibilizado com a situação.

“Pouco a pouco, a capela vai se esvaziando. Todos se vão... Quase todos. Rey Mysterio se derruba nos bancos da segunda fila. Sustenta a cabeça com as duas mãos. Olha para o chão. Brotam lágrimas. O lutador está inconsolável. Há quem o aponte como culpado de um acidente. O peso é exagerado”, escreveu o jornal Vanguardia, que flagrou o momento de reflexão de Mysterio após a cerimônia. 

Veja a sequência e o golpe fatal em Ramirez