Topo

Brasileira perde nos segundos finais e é bronze no Mundial de taekwondo

Iris Tang Sing foi bronze no Mundial de taekwondo - Reprodução
Iris Tang Sing foi bronze no Mundial de taekwondo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/05/2015 11h35

A brasileira  Iris Tang Sing (-46 kg) foi longe no Mundial de Taekwondo, realizado na Rússia, mas acabou sua participação com derrota na semifinal. Sem disputa de terceiro lugar, ela ficou com a medalha de bronze, a primeira do Brasil na competição realizada na Rússia, depois de quase virar o placar, mas perder nos 20 segundos finais de combate.

Nesta quarta-feira, Iris encarou a tailandesa Panipak Wongpattanakit, campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014, e desde o início do combate não conseguiu acertar seus chutes na rival, demorando a achar sua distância. O primeiro round acabou com tailandesa à frente por 1 a 0.

O segundo assalto teve mais ação (terminou em 2 a 1), e a brasileira tentou várias investidas, mas sem conseguir pontuar. No round final, a brasileira conseguiu se encontrar, virou o placar para 3 a 2. A rival chegou a pedir replay para um chute na cabeça, que não foi concedido.

A 20s do fim, Panipak conseguiu um chute que lhe deu dois pontos e outro que rendeu três, vencendo por 8 a 4. A tailandesa vai encarar na decisão a ucraniana Iryna Romoldanova, que venceu Wan-ting Lin, de Taiwan.

Iris venceu três adversárias até a semifinal. Primeiro, bateu a húngara Claudia Lipcsei no golden point. Depois, encarou a sul-coreana Jae-Young e triunfou por 5 a 3. E, nas quartas de final, derrotou chinesa Zhaoyi Li por 1 a 0. 

Mais cedo neste segundo dia de competição, o Brasil teve dois competidores, ambos eliminados na estreia. Na chave feminina, Talisca Reis (-49 kg) encarou Ana Petrusic, da Eslovênia, e perdeu por 1 a 0, no golden score. Já Henrique Moura (-74 kg), experiente e considerado o "capitão" da seleção, perdeu sua disputa para Rostand Kiki, de Benin. O brasileiro estreou de bye, entrou na segunda rodada, e acabou levando a pior por 8 a 6.