Topo

Amapaense de 19 anos garante ao menos o bronze no Mundial de taekwondo

Do UOL, em São Paulo

15/05/2015 09h31

O brasileiro Venilton Teixeira garantiu pelo menos uma medalha de bronze no Mundial de Taekwondo, na Rússia, e o segundo pódio brasileiro na competição. Nesta sexta-feira, o jovem de 19 anos venceu quatro lutas, avançou à semifinal da competição e, com este resultado, já leva ao menos o bronze pelo fato de não haver disputa de terceiro lugar.

Venilton Teixeira - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Teixeira, campeão dos últimos Opens da Turquia e dos Estados Unidos, faz sua estreia em um Mundial.

Nascido no Amapá, o lutador fez sua primeira luta, pela categoria até 54 kg, contra o oponente do Omã Aadil Al Wahaibi e venceu por 10 a 4. Depois, encarou o uzbeque Sarvarbek Sheraliev e fez 22 a 9. Nas oitavas de final, derrotou o britânico Max Cater por 22 a 9.

O duelo que valeu ao menos o bronze foi contra o irlandês Jack Woolley, e o brasileiro não teve dificuldades. Com um estilo ofensivo e mirando sempre a cabeça – que rende mais pontos, ele já tinha 21 a 1 antes do fim do segundo assalto. O combate terminou em 21 a 7.

O Brasil conquistou um bronze na competição com Iris Tang Sing, na categoria até 46 kg. Ela foi até a semifinal, quando acabou derrotada.