UOL Esporte Lutas
 
AP Photo

Triângulo no quinto round salvou Anderson Silva da derrota para Chael Sonnen

08/08/2010 - 01h56

Anderson Silva leva sufoco, mas vence Chael Sonnen e mantém cinturão do UFC

Rodrigo Farah
Em Oakland (Estados Unidos)

O brasileiro Anderson Silva passou por apuros, mas manteve o cinturão dos médios do UFC. Dominado em quase todo o combate contra Chael Sonnen, na luta principal da edição 117 da competição, o ‘Aranha’ venceu o rival por submissão no quinto round e ampliou sua sequência vitoriosa na categoria.

      'ARANHA' LEVA SUFOCO DE SONNEN

  • AP Photo

    Sonnen dominou amplamente o confronto e venceu os quatro primeiros rounds contra Anderson Silva

  • AP Photo

    Brasileiro conseguiu golpe certeiro no último round, obrigou rival a parar o combate e manteve cinturão

Silva entrou duplamente motivado para o duelo contra Sonnen. O brasileiro queria apagar sua contestada apresentação anterior, quando abusou das provocações e teve um desempenho abaixo do esperado na vitória sobre o compatriota Demian Maia. A luta foi severamente criticada pelos torcedores e pelo chefão do UFC, Dana White, que se disse envergonhado pelo desleixo do brasileiro.

Para aumentar a vontade do ‘Aranha’, o adversário desta noite fez uma série de insultos e provocações antes do combate, acabando com a paciência do atual campeão. Dentre as declarações polêmicas, o norte-americano questionou a dificuldade em enfrentar Silva, disse que humilharia o rival e ainda fez piada com a camiseta rosa utilizada pelo brasileiro na pesagem.

Dentro do octógono, porém, Anderson Silva esteve longe de ser brilhante. Foi dominado em todo o combate, não teve sucesso na trocação e sofreu com o combate no solo contra o norte-americano. Após perder os quatro primeiros rounds, porém, o brasileiro acertou um triângulo no adversário, que perdeu por submissão.

“Sei que não é desculpa nenhuma, mas não estou 100%. Trinquei minha costela nos treinos e o médico pediu para eu não lutar. Mas em consideração a vocês [torcedores] eu vim aqui hoje", disse Anderson Silva após o combate.

Com o astro dos filmes de ação Steven Seagal ao lado de seu staff, Anderson Silva entrou no octógono com uma postura completamente diferente da luta anterior. Concentrado, o brasileiro evitou sorrisos e brincadeiras, apesar de cumprimentar Sonnen, que não olhou para o rival antes do combate.

Sonnen iniciou o confronto tomando a iniciativa, acertou um direto de esquerda no rosto do rival e desestabilizou Silva. O norte-americano levou o combate para o chão e desferiu uma série de golpes no brasileiro, que apanhou bastante e apenas tentou se defender durante todo o primeiro round.

Após acertar bons golpes no início do segundo round, Silva voltou a ser dominado. Sonnen levou novamente o duelo para o solo e, apesar dos golpes pouco eficientes, manteve o controle do combate contra o brasileiro.

O terceiro round foi uma repetição do anterior. Anderson Silva iniciou bem a parcial e acertou bons golpes no rival, mas Sonnen puxou o brasileiro para o chão, castigou o rosto do ‘Aranha’ e impediu que o adversário tivesse qualquer chance de reação.

No início do quarto round,  o ‘Aranha’  acertou uma boa sequência no rosto de Sonnen e abalou o rival. O norte-americano, porém, novamente levou o brasileiro para o chão, tratou de neutralizar as tentativas do adversário e castigou o rosto de Silva.

Precisando partir para o nocaute no último round, Anderson Silva escorregou e viu Sonnen novamente levar o combate para o chão. Quando a luta parecida perdida, o brasileiro encaixou um triângulo no pescoço do adversário, que fez sinal para encerrar o duelo aos 3min32s.

Com o resultado, Anderson Silva atinge sua 13ª vitória consecutiva, 12 delas no UFC. Agora ele volta suas atenções para o esperado duelo contra o compatriota Vitor Belfort, que deve ocorrer em novembro. O combate entre os dois brasileiros estava programado para a edição 112, mas o desafiante sofreu uma lesão no ombro e teve que ser submetido a uma cirurgia, sendo substituído por Demian Maia.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host