Topo

MMA


Rodrigo Damm vence Macapá sob protesto de Wand e equipe de Belfort faz 3 a 0

Rodrigo Damm (e) comemora vitória sobre John Macapá no TUF Brasil - Divulgação/TUF Brasil
Rodrigo Damm (e) comemora vitória sobre John Macapá no TUF Brasil Imagem: Divulgação/TUF Brasil

Do UOL, em São Paulo

16/04/2012 00h19

A terceira luta do TUF Brasil, reality show do UFC, reuniu Rodrigo Damm, representando a equipe de Vitor Belfort, e John Macapá, pelo time de Wanderlei Silva, em duelo bastante equilibrado pelo peso pena. E novamente um comandado de Belfort levou a melhor, com a vitória de Damm em decisão dos árbitros, que acabou sendo bastante contestada pelo perdedor Wand.

Após os triunfos de Godofredo Pepey e Daniel Sarafian nos episódios anteriores, a vitória de Damm fez com que o time de Belfort disparasse no placar, que já aponta 3 a 0. Rodrigo Damm foi assim o terceiro lutador a garantir vaga nas semifinais da competição.

A luta começou com franca trocação de golpes. Damm conseguiu derrubar Macapá que, com muito custo, conseguiu sair do chão. Novamente em pé, John Macapá acertou uma boa sequência de golpes contra o queixo de Damm, que não conseguia encaixar o contragolpe.

O segundo round iniciou como o primeiro, com os dois lutadores partindo para cima, e Macapá melhor nos golpes em pé, castigando um já cansado Damm. A luta foi interrompida com um pedido de tempo de John Macapá, após levar uma dedada no olho.

A estratégia de Damm seguia a mesma, levar o rival ao chão. E foi assim que terminou o segundo round, com ele sobre Macapá, encurralado na grade e sendo golpeado. Deste modo, o duelo acabou empatado e a decisão foi para o terceiro e definitivo assalto.

Mesmo mais cansado, Damm conseguiu nova queda já na metade do round, e ficou quase dois minutos montado sobre o adversário. Macapá escapou no final e tentou reverter a desvantagem, mas não houve tempo para mais nada e o arbitro encerrou a luta.

Após a derrota de seu pupilo, Wanderlei Silva reclamou bastante da decisão e disse que John Macapá havia vencido a luta. “Foi injusto”, declarou Wand consolando o eliminado lutador. Do outro lado, Damm reconheceu o valor do adversário. "Foi uma das lutas mais difíceis que fiz na vida", declarou o vencedor.