Topo

MMA


Brasil volta a vencer no UFC após três meses com triunfo por pontos e finalização

Rafael dos Anjos aplica o mata-leão vencedor no iraniano Kamal Shalorus  - Josh Hedges/Zuffa LLC/Getty Images
Rafael dos Anjos aplica o mata-leão vencedor no iraniano Kamal Shalorus Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/05/2012 19h22

O Brasil conseguiu, nesta terça-feira, encerrar um incômodo jejum no  UFC. No dia em que se completa três meses da última vitória verde-amarela em lutas da organização, o lutador Johnny Eduardo, do peso galo, colocou fim à maré ruim no octógono, venceu Jeff Curran, por pontos, em decisão unânime, no UFC on Fuel TV 3 e se recuperou após ser derrotado em sua última luta, no UFC 134. 

Aos 33 anos de idade, Johnny Eduardo somou sua 26ª vitória na carreira. Ele ainda soma nove derrotas em seu cartel. No UFC, porém, esta foi somente sua segunda luta. Na estreia, foi derrotado por Raphael Assunção, na primeira edição do UFC Rio, em agosto de 2011.

No primeiro round do combate, os dois lutadores se estudaram muito no começo, mas, a partir da metade dos cinco minutos iniciais, partiram para a trocação. Defendendo-se bem, Johnny respondia aos golpes recebidos com bons cruzados e chutes, mas a maioria parava na guarda do rival, que depois de vários chutes recebidos, acusou os golpes recebidos na perna esquerda.

O segundo round teve domínio completo do lutador brasileiro, que acertou pelo menos oito bons golpes na coxa esquerda do oponente, que não tinha reação, visivelmente incomodado com os chutes de Johnny. Os poucos socos cruzados que tentou, passaram no vazio. 
 
Em vantagem na soma dos pontos do combate até o início do terceiro round, Johnny Eduardo tentou apenas administrar sua vantagem parcial. No início, porém, ficou irritado após o americano enfiar o dedo em seu olho duas vezes. O juiz, no entanto, alegou que não viu o golpe ilegal e mandou o combate seguir.  A três minutos do fim, Curran viveu melhor momento, já que precisava nocautear ou finalizar Eduardo, o que não aconteceu, já que a luta ficou mais morna em seu minuto final. 
 
RAFAEL DOS ANJOS CONSEGUE FINALIZAÇÃO
 
No segundo combate envolvendo brasileiro nesta noite, a vitória foi ainda mais sensacional. Ainda no começo do primeiro round, Rafael dos Anjos acertou um chute fortíssimo na cabeça de seu rival, o iraniano Kamal Shalorus, que despencou. Na sequência, Rafael ainda acertou diversos socos, mas encerrou a luta após finalizar com um mata-leão.
 
Esta foi a 16ª vitória da carreira do brasileiro, que soma ainda seis derrotas no MMA. Pelo UFC, ele já fez nove lutas (quatro derrotas e cinco vitórias, com a desta terça).

CARLO PRATER É DERROTADO
 
O terceiro brasileiro a entrar no octógono foi Carlo Prater, nos pesos médios. E, diferentemente dos outros brazucas, ele acabou derrotado por pontos por TJ Grant. Durante os três rounds, Prater foi bastante castigado e não chegou sequer a ameaçar seu adversário no duelo. Grant, aliás, esteve perto da finalização por ao menos duas vezes, mas Prater foi salvo primeiro pelo fim do segundo round e depois do terceiro. 
 
Esta foi a segunda luta do brasileiro no UFC. Em sua estreia, no UFC Rio 2, em janeiro, ele também foi derrotado, mas acabou herdando a vitória de Erick Silva, que foi desclassificado por golpes ilegais, em uma decisão que causou bastante polêmica.
 
FÁBIO MALDONADO TAMBÉM PERDE EM DECISÃO POLÊMICA 

Único brasileiro a lutar no card principal do evento, Fábio Maldonado, nos meio-pesados, também acabou derrotado. Depois de três rounds bastante disputados, os juízes, em decisão unânime, deram a vitória para o croata Igor Pokrajac. Algumas pessoas presente na arena chegaram até a ensaiar uma vaia para o resultado, já que Maldonado teve momentos melhores na luta, principalmente no primeiro round, quando conseguiu uma sequência longa de socos no rosto do rival. Até mesmo Dana White, presidente do UFC, não concordou com a decisão. Em sua página no Twitter, ele concordou que Maldonado foi o vencedor da luta. 

Esta foi a segunda derrota consecutiva do lutador no UFC - em junho de 2011, ele perdeu, também por decisão unânime, para Kyle Kingsbury. Agora, em seu cartel no MMA, ele tem 18 vitórias e cinco derrotas.
 
'ZUMBI COREANO' FINALIZA E PODE SER DESAFIANTE DE JOSÉ ALDO
 
Em entrevista ao "Na Grade do MMA", Chan Sung Jung, o "Zumbi Coreano", declarou que sua meta é desafiar José Aldo na briga pelo cinturão dos penas. Para isso, o lutador fez sua parte. Na luta principal do UFC on Fuel 3, ele conseguiu uma finalização sensacional contra o americano Dustin Poirier e entrou de vez na fila para duelar com Aldo.

Para que o combate com o brasileiro aconteça, Aldo terá que vencer seu próximo duelo, marcado para o UFC 149, contra Erik Kock, no dia 21 de julho, em sua quarta defesa de cinturão dos penas. Na entrevista após a vitória, o Zumbi Coreano foi claro: "Eu quero José Aldo". Dana White, mesmo ausente no evento, ouviu o recado.