Topo

MMA


Cigano defende declaração de que Mir 'não é homem'; rival desdenha de provocação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

17/05/2012 15h27

Com menos de dez dias para sua primeira defesa de cinturão no UFC, o brasileiro Júnior Cigano tem encarado - e provocado - um clima quente nas provocações antes de enfrentar Frank Mir. O catarinense chegou a dizer que o rival “não é homem” em um vídeo da organização sobre a preparação dos lutadores. Nesta quinta-feira, o campeão dos pesados defendeu e explicou sua declaração, e ouviu um tom de desdenho de seu oponente.

“Eu não promovo luta falando. Eu deixo meus punhos fazerem isso”, afirmou Cigano, em teleconferência com a imprensa internacional. “Eu reitero o que eu falei. O que quis dizer é que ele não consegue sair de uma situação difícil em uma luta. Ele não tem coração para isso.”

A noitada do dia 26 de maio, em Las Vegas, é uma das mais importantes do ano, com um inédito card principal só com pesos pesados. Para Mir, as declarações foram um jeito fracassado de promover o UFC 146.

“Ele disse o que quis e não tenho problemas com isso. Estou focado no que tenho de fazer para este desafio. Foi apenas propaganda, e Júnior é melhor dentro do octógono do que vendendo lutas”, desdenhou o norte-americano, que foi por duas vezes campeão dos pesados do Ultimate. Sua última vitória foi contra Rodrigo Minotauro, baiano que é um dos mentores de Cigano.

O brasileiro comentou sua preparação para o combate, que teve alterações devido à mudança de rival. Alistair Overeem seria o desafiante, mas o holandês foi pego em antidoping. Com isso, Frank Mir foi “promovido” para enfrentar o catarinense, considerado o melhor boxeador do MMA na atualidade.

“Precisei trocar um pouco, trazer pessoas novas para meu treino. Enquanto o Oveerem é destro e prefere manter a luta em pé, Mir é canhoto e um bom finalizador. Tive de ajustar a preparação, mas consegui fazer bem isso. Estou muito bem preparado”, afirmou o brasileiro, que investiu bastante no jiu-jítsu. “Numa luta você precisa de 100% de atenção, principalmente entre os pesados. Venho com uma estratégia formada e estou preparado para lutar todos os (cinco) rounds.”