Topo

MMA


Minotauro evita pedir vingança a Cigano, mas admite torcer com mais gosto contra 'mala'

Minotauro leva Cigano ao octógono em luta do UFC; Mir virou rival em comum à dupla - Divulgação/UFC
Minotauro leva Cigano ao octógono em luta do UFC; Mir virou rival em comum à dupla Imagem: Divulgação/UFC

Luiza Oliveira e Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

21/05/2012 07h20

Uma das derrotas mais doídas de brasileiros dentro do UFC nos últimos meses aconteceu com Rodrigo Minotauro. A cena da finalização sobre o ex-campeão do Ultimate e do Pride, com direito a uma fratura no braço, foi chocante, ainda mais por acontecer em uma revanche contra Frank Mir. Neste sábado, um dos principais pupilos do baiano terá a chance de vingar este resultado, já que Júnior Cigano encara o norte-americano em sua primeira defesa de cinturão dos pesos pesados.

CIGANO EVITA 'REVANCHE'


Ele perder para o Mir me deixou muito triste, como a todos os brasileiros. Mas o que mais me motiva nesta luta é a defesa do meu cinturão e o bom momento na minha vida profissional e pessoal. Não tem nada de revanche nesta luta

Júnior Cigano, em discurso "ensaiado" com Minotauro para falar de Mir

Apesar de o termo “vingança” aparecer automaticamente devido ao histórico de Minotauro e Mir, mentor e pupilo buscam ao menos no discurso se esquivar de colocar esta grande “sombra” sobre um dos combates mais importantes do campeão. A intenção é evitar adicionar pressão no momento em que Cigano busca a afirmação no topo de sua categoria – a velha frase que diz que se manter no topo é mais difícil que chegar lá.

“Acho que não há clima de vingança. Ele é um atleta profissional, teve uma estratégia e foi bem contra mim”, discursou Minotauro ao UOL Esporte, antes de baixar a guarda e mostrar quais os reais sentimentos que tem para o combate:

“Na verdade, todo mundo quer que ele (Mir) perca. Ele tem uma personalidade de falar muito, é desrespeitoso. Ele é mala”, criticou o veterano de 35 anos. “Vou torcer com mais gosto. Tem algumas vitórias que você tem mais dificuldade de aceitar. Esta eu aceitei também, mas com mais dificuldade”.

Minotauro não bateu e teve seu braço fraturado no UFC 140, contra Mir. Foi a primeira vez que o baiano foi finalizado na carreira. O rival foi também o primeiro a aplicar um nocaute no baiano, no primeiro confronto entre eles, no UFC 92, em 2008.

Quanto à preparação de Júnior Cigano para dar este gostinho de vitória, Minotauro se mostra confiante, até porque viu de perto os treinos do catarinense. “Passei uma semana na Bahia e dei uma olhada no camp do Cigano, ele está muito focado”, analisou ele.

Mir usa “vingança” para mexer com Cigano

Com a experiência de um lutador que por duas vezes já deteve o cinturão dos pesados do UFC, Frank Mir sabe usar as palavras para vender seus combates e também tentar mexer com a cabeça de seus rivais.

Diante de Cigano, ele tem usado seus resultados contra Minotauro e as constantes perguntas sobre isso para provocar.

Segundo o norte-americano, um caso específico com Cigano antes mesmo de serem confirmados como rivais para este sábado teria feito com que ele percebesse a seriedade com que sua vitória havia sido tomada.

“Eu e Júnior deveríamos nos enfrentar num jogo de videogame, num evento promocional há alguns meses. Era algo para crianças com câncer, mas ele preferiu não participar. Quando vi que ele não podia fazer isso para não chatear os brasileiros é que pensei:’sou tão odiado assim?’”, contou Mir.

Cigano e Mir serão as estrelas principais de um inédito evento com lutas apenas de pesos pesados no card principal. O UFC 146 terá mais quatro brasileiros no octógono: o também pesado Antonio Silva, o Pezão, o campeão do TUF 14 Diego Brandão, Edson Barboza e Glover Teixeira.