Topo

MMA


Médico diz que Chael Sonnen, rival de Anderson, sofre de hipogonadismo por uso de esteroides

Chael Sonnen fará revanche contra Anderson Silva no começo do mês que vem - Júlio César Guimarães/UOL
Chael Sonnen fará revanche contra Anderson Silva no começo do mês que vem Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Do UOL, em São Paulo

11/06/2012 20h21

Rival de Anderson Silva na disputa do cinturão dos pesos médios do UFC no próximo dia 7 de julho, o americano Chael Sonnen, desafeto de Anderson, sofre da doença Hipogonadismo - deficiência do sistema reprodutor masculino, que implica diminuição da produção de hormônios no corpo. E, de acordo com o médico Johnny Benjamin, especialista em  ortopedia espinhal e membro do Comitê das comissões de boxe nos Estados Unidos, a doença do lutador deve-se ao  uso excessivo de esteroides ao longo da carreira. 

O QUE É A DOENÇA?

Hipogonadismo é uma doença que é causada por um defeito no sistema reprodutor masculino. O problema afeta o tamanho dos testículos e, consequentemente, a produção da testosterona no corpo.

Para combater a doença Sonnen, de 32 anos, têm recorrido à TRT (Terapia de Reposição de Testosterona), prática que já fez com que alguns atletas fossem flagrados em exames antidoping, inclusive o americano, após a derrota para Anderson Silva, em 2010. 

"Sonnen foi um excelente wrestler na época de faculdade, mas na minha opinião, não há nenhuma maneira de ele ter chegado ao nível que atingiu no wrestling universitário com hipogonadismo. Ele não usava a TRT enquanto adolescente. Como então ter tornado-se grande e musculoso com a doença? É impossível chegar a este patamar, pois você não terá massa muscular e força para isto. Iriam te atropelar. Seu corpo não desenvolverá os músculos e força suficiente para competir em alto nível. Se ele tem a doença, é porque tratou-se com esteroides no passado, e destruiu os seus testículos", declarou o médico, site "Bloody Elbow".

Polêmico, Chael Sonnen enfrentará o brasileiro Anderson Silva, atual detentor do cinturão, no UFC 148, em Las Vegas. Esta será a revanche para o americano, já que no primeiro embate entre eles, no UFC 117, Anderson venceu. Após a luta, Sonnen foi pego no antidoping com uma elevada taxa de testosterona. Ele alegou que havia passado por todas as burocracias para fazer o tratamento com TRT, aprovado pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia, além de revelar seu hipogonadismo. Apesar das apelações, o lutador foi suspenso e só voltou a lutar no UFC em outubro de 2011. 

Para o novo duelo contra o "Spider", Sonnen conseguiu a liberação da Comissão Atlética para fazer o tratamento à base de testosterona durante sua preparação. A medida foi aceita desde que o americano tomasse doses moderadas apenas para o hormônio no seu nível normal. Além disso, ele deixará o tratamento de lado alguns dias antes da luta, para não ter ganho de performance.