Topo

MMA


Números de BH: UFC bate Ronaldinho, domina telinhas e tem 'recorde' de golpes baixos

As "estatísticas" de BH apontaram um aumento na audiência e recorde de público - Arte/UOL
As 'estatísticas' de BH apontaram um aumento na audiência e recorde de público Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

25/06/2012 14h05

Apesar da derrota de Wanderlei Silva, o UFC de BH, no último sábado, foi de festa para o público brasileiro. Na terceira edição do evento em menos de um ano, os números atingidos mostraram que a popularidade segue em alta.

Numa comparação com o futebol, por exemplo, houve mais espectadores no ginásio do Mineirinho do que na estreia de Ronaldinho Gaúcho atuando em casa pelo Atlético-MG. Na televisão, os números chegaram a 15,8 pontos pela Rede Globo, transmissora oficial do Ultimate em TV aberta, superando a edição brasileira mais recente, no Rio.

Uma outra curiosidade fica por conta do número de golpes baixo. Nunca houve uma estatística oficial destes momentos dolorosos, mas com certeza o UFC mineiro está entre os que os lutadores mais sofreram com isso. Confira estes e outros números:

Com recorde, UFC bate público de Ronaldinho em Minas

  • Dois eventos movimentaram Belo Horizonte neste sábado. Além da primeira edição do UFC na capital mineira, o astro dos gramados Ronaldinho Gaúcho estreou com a camisa do Atlético-MG atuando em casa. E, apesar dos números próximos, os lutadores de MMA saíram vencendo. De acordo com a organização, 16.643 acompanharam as lutas no Mineirinho, um recorde em eventos no Brasil. Enquanto isso, o Estádio Independência teve 16.367 pessoas que assistiram ao primeiro gol de R49 pelo Galo.

Audiência supera a do UFC Rio 2

  • Bruno Magalhães/UOL

    Para a Rede Globo, sua quarta transmissão de um UFC contou com números próximos de sua melhor audiência, na estreia com a conquista do título de Cigano, em novembro de 2011. Na ocasião, o ibope foi de cerca de 17 pontos, e a edição mineira se aproximou de 16. Os números são melhores do que os do UFC Rio 2, de janeiro, que teve 14 pontos. Na porcentagem de TVs ligadas, os 45% de aparelhos ligados nos combates superaram inclusive o clássico Corinthias x Palmeiras de domingo, que teve 40%.

Os dolorosos golpes baixos

  • Reprodução

    Não temos aqui um recorde oficial, afinal, ninguém nunca se deu ao trabalho de levantar o número de golpes baixos desde a primeira edição do UFC. Mas, com seis lutas tendo competidores atingidos na região genital, o evento em Belo Horizonte teve um grande número de “Uhs!” e “Ahs!”. Rich Franklin foi quem sofreu o chute na “zona do agrião” mais contundente, mas houve mais lutadores que sofreram: Serginho Moraes, Marcos Vina, Miltinho Vieira, Rony Jason e Hugo Wolverine. Apesar de todos usarem proteção, com a tradicional coquilha sob seus calções, que dor!

Apesar de derrota, Wanderlei se mantém como showman e leva bônus

  • Marcus Desimoni/UOL

    O lema de Wanderlei Silva é claro: mais vale dar show para o público do que vencer de forma chata. Apesar de ser derrotado por Rich Franklin na revanche contra o norte-americano, o paranaense faturou o bônus de Luta da Noite. Foi a quarta vez que ele foi premiado pela organização, sendo só uma delas em vitória (contra Cung Le).

Primeiro empate em três meses, e só o segundo do ano

  • Marcus Desimoni/UOL

    O UFC não costuma ter empates, um resultado muito raro dentro da organização. Mas o UFC mineiro começou com um anticlímax. No combate do estreante Miltinho Vieira com o popular Felipe Sertanejo, um longo combate desenvolvido em pé acabou após três rounds sem vencedor. Foi apenas o segundo combate no ano empatado e o primeiro desde março. Na ocasião, Demetrious Johnson foi anunciado vencedor contra Ian McCall, mas o resultado foi alterado no vestiário, devido a um erro no anúncio do resultado.